Ajuda

Como consultar a inscrição municipal de uma empresa?

A inscrição municipal identifica a empresa junto à prefeitura do município no qual presta serviços. A consulta desta inscrição é um processo simples que pode ser realizado pela internet. Para isso, é necessário acessar o site da prefeitura, uma vez que cada município disponibiliza sua própria plataforma de consulta.

Como consultar a inscrição municipal?

1) Procure o site da prefeitura da cidade da empresa. Como exemplo, pesquise no Google ou em outra plataforma de pesquisa pela expressão-chave “Consultar a inscrição municipal de Porto Alegre”.

 

2) Normalmente o link do site já indica o conteúdo. O SIAT (Sistema Integrado de Administração Tributária) é uma plataforma desenvolvida para a gestão e controle de tributos municipais em diversas cidades do Brasil. No canto direito exibe o logotipo da prefeitura de Porto Alegre, sendo o site oficial.

  • Geralmente os sites da prefeitura solicitam dados para identificar a empresa, portanto tenha em mãos o número de CNPJ da empresa.

3) Na prefeitura de Porto Alegre é preciso informar o “Tipo da identificação” neste caso o CNPJ, e o “Número da identificação” que é o número do CNPJ da empresa, depois “Confirmar”.  É então gerado um arquivo com as informações da inscrição municipal da empresa pesquisada.

Observação: O processo de pesquisa nas plataformas de outras prefeituras é semelhante ao da prefeitura de Porto Alegre, mas pode haver variações no layout e nos campos a preencher. Cada município tem seu próprio sistema de consulta, portanto a disposição das informações e os requisitos para a pesquisa podem variar.

Para dúvidas a respeito da adição da “Inscrição municipal” ao cadastro da própria empresa ou ao cadastro de empresas, clique aqui.