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Como verificar se a DRE reflete o faturamento?

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período, que mostra se houve lucro ou prejuízo. Tecnicamente, é um demonstrativo contábil aplicado no regime de competência para mostrar como é formado o resultado líquido do exercício, por meio da comparação entre receitas e despesas.

No ERP MAXIPROD a DRE é formada pelos códigos de aglutinação, cuja finalidade é estabelecer uma relação (um DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e as linhas do detalhamento das demonstrações contábeis. Portanto, a formação do saldo de uma linha de detalhamento da DRE depende dos lançamentos realizados para as contas contábeis que possuem aquele código de aglutinação no período filtrado na DRE.

Nos exemplos abaixo são utilizadas as contas contábeis, códigos de aglutinação e modelo de DRE padrão do ERP MAXIPROD. No entanto, cada empresa pode optar por um plano/modelo próprio, para melhor atender as suas especificidades.

1) Para consultar o faturamento na DRE, acesse “Contabilidade > DRE”, informe o modelo a ser utilizado, filtre pelo intervalo de datas e veja a linha “(+) Receita Vendas”.

2) Para descobrir o código de aglutinação utilizado para a formação do saldo desta linha, acesse “Contabilidade > Cadastros > DREs”, abra a tela de edição do modelo que estiver utilizando, e veja o código utilizado para a linha “(+) Receita Vendas”.

3) Para consultar as contas contábeis relacionadas com este código de aglutinação, acesse “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis” e filtre pelo código de aglutinação.

4) Portanto, somente lançamentos nestas contas, no período informado na filtragem da DRE, serão contabilizados na linha de detalhamento “(+) Receita Vendas”.

5) Para comparar com os relatórios de faturamento, é necessário considerar apenas os itens das notas fiscais, que foram marcados “Com pagamento” ou, pelo menos, marcados para “Gerar lançamento contábil” na seção “Pagamento” da edição destes itens de notas fiscais durante o período em questão.

Obs.: Na captura acima as opções ficaram desmarcadas apenas para ilustrar. O ideal é que ao menos a opção “Gerar lançamento contábil” esteja marcada e sejam preenchidas as contas de débito e crédito corretas. Porém, para serem gerados os títulos é necessário marcar a opção “Com pagamento” suficiente também para gerar os lançamentos contábeis.

6) Portanto, notas fiscais que não geraram lançamentos contábeis no financeiro, ou que geraram lançamentos para alguns itens e não para outros, mesmo que estes itens estejam com operações fiscais do tipo “Faturamento”, não serão computadas na linha de detalhamento “(+) Receita Vendas” da DRE.

  • É por este motivo que pode haver diferença entre os relatórios de faturamento e o saldo da receita de vendas na DRE. Enquanto os relatórios de faturamento apenas cuidam de computar as notas com operação fiscal do tipo “Faturamento”, a DRE contabiliza somente os lançamentos contábeis.

7) Para filtrar os itens de notas fiscais emitidas no período e que geraram títulos no financeiro, acesse “Vendas > Itens de notas fiscais”.

8) Nesta tela, informe o período no filtro “Emissão”, marque apenas a opção “Emitida” no filtro “Estado da nota”. No filtro “Situação” marque apenas as opções “Não enviada” e “Autorizada”, e no filtro “Com pagamento” marque “Sim”.

9) Observe o valor total ao final da coluna “Valor contábil”. O valor considerado nos lançamentos contábeis referente as movimentações financeiras da nota é o “Valor contábil” do item/nota, não o valor total.

10) Se algumas receitas de faturamento foram lançadas manualmente no “Contas a receber”, ou seja, não se originaram da emissão de nota fiscal, é necessário acessar “Financeiro > contas a receber” e procurar os lançamentos para as contas consideradas na referida linha de detalhamento da DRE, no período informado. Para isso, utilize o filtro “Conta de destino”.

11) Contas a receber criadas como “Receitas simples” e não como “Receitas com lançamento” somente geram lançamentos contábeis no momento da liquidação. Portanto, se houver contas a receber emitidas sem lançamento no período, mas liquidadas posteriormente, o sistema não as contabiliza na DRE do período.

Para o sistema considerar a data de emissão, é preciso que o título criado manualmente na tela de “Contas a receber” tenha sido criado como “Receita com lançamento”. Para saber mais, clique aqui.

12) Uma maneira prática de consultar os lançamentos contábeis por período e código de aglutinação é acessando “Contabilidade > Lançamentos contábeis” e filtrando pela “Data” e “Código de aglutinação”.

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