Ajuda

Como vincular centro de custos a operações fiscais?

Os centros de custos constituem uma forma de classificar custos e despesas, como um complemento das contas contábeis. No ERP MAXIPROD é possível informar um centro de custos para cada “Nova despesa” criada, para cada novo “Lançamento contábil” criado, como também é possível informar um centro de custos para cada “Item de nota fiscal recebida”. Permitindo que o usuário acompanhe o detalhamento das despesas por centros de custos e, desta forma, tenha condições de realizar uma boa gestão dos custos na empresa. Para saber mais sobre centros de custos, clique aqui.

1) Sempre que uma operação fiscal tiver vínculo exclusivo com determinado centro de custos, é possível vincular aquela operação com aquele centro de custos, e com isso, todos os itens de notas fiscais que tiverem aquela operação fiscal, terão lançamentos naquele centro de custos informado.

Exemplo:

  • Imaginemos que todas às vezes que forem utilizadas as operações fiscais “1556” ou “2556” que se referem a compra de material para uso ou consumo, de dentro e fora do estado, respectivamente, as despesas financeiras devam ser lançadas no centro de custos “Materiais indiretos”.

2) Com isso, o usuário deve acessar “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais” e procurar pelas operações fiscais “1556” e “2556”.

3) Em seguida, deve editar cada uma destas operações fiscais e acessar a seção “Inicialização do item da nota”, em seguida clicar na aba “Pagamento” e dentro de pagamento clicar na aba “Conta”. O campo a ser preenchido deve ser o “Centro de custos débito”.

Obs.: A aba “Conta” somente será visível se a opção “Com pagamento” ou a opção “Gerar lançamento contábil” estiver marcada.

4) Para que o campo “Centro de custos débito” seja exibido, a conta contábil informada no campo “Débito (Finalidade)” deve está configurada para permitir “Centro de custos”.

a) Portanto, se este campo não estiver sendo exibido, acesse “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis” procure pela conta contábil utilizada como conta de “Débito” da operação fiscal.

b) Na edição da referida conta contábil, expanda a seção “Centro de custos/pedido de venda” e altere a caixa de seleção do campo “Centro de custos” para “Opcional” ao invés de deixar como “Proibido”.

c) Em seguida, volte na operação fiscal e preencha o campo “Centro de custos débito” da seção “Inicialização do item da nota” > “Pagamento” > “Contas”.

5) A partir de então, todas às vezes que esta operação fiscal for utilizada em uma nota fiscal ou item de nota fiscal, o lançamento será realizado para o centro de custos informado.

6) Em uma nota fiscal, para se certificar que os lançamentos foram realizados para o centro de custos correto, basta acessar  o menu “Consultar > Lançamentos contábeis” e observar a coluna “Centro de custos”.

7) Outro caminho é consultar o balancete por centro de custos (“Contabilidade > Balancete por centro de custos”) e acompanhar os débitos, créditos e saldo de cada centro de custos em determinado período.

Veja também: