Ajuda

“Não é permitido excluir manualmente este tipo de lançamento”. O que fazer?

Essa mensagem é exibida no ERP MAXIPROD quando o usuário tenta excluir manualmente lançamentos contábeis que tiveram origem, por exemplo, na emissão de nota fiscal, movimentação de estoque, agrupamento ou parcelamento de títulos, etc. Excluir manualmente significa tentar deletar o lançamento sem desfazer a ação ou registro gerou este lançamento automaticamente.

Exemplo:

  • Na emissão da NF-e nº 10000050, foram gerados automaticamente lançamentos contábeis referente aos títulos a receber, movimentações de estoque e encargos de impostos.

  • Desta maneira, se o usuário tenta excluir manualmente qualquer destes lançamentos, o sistema retorna a mensagem de “Atenção” com botão “Ok”:

Não é permitido excluir manualmente este tipo de lançamento.

  • Significa que somente é possível desfazer estes lançamentos contábeis desfazendo a emissão da nota que os gerou. O mesmo vale para outros tipos de lançamento, como aqueles que originam das movimentações de estoque, agrupamento ou parcelamento de títulos, etc.

Como resolver?

1) Procure identificar o registro que gerou o lançamento contábil. Na tela de lançamentos contábeis, há uma coluna inicializada oculta, por padrão, chamada “Origem”.

a) Para habilitar a coluna origem, dê um clique sobre a descrição das colunas e marque a caixa de seleção correspondente.

2) A coluna “Histórico” exibe detalhes do registro que gerou o lançamento, com isso, fica ainda mais fácil localizar o respectivo registro.

a) Na coluna “Histórico” o ícone “Moedas empilhadas” indica que o lançamento tem vínculo com um título. Enquanto o ícone “NF” indica que o lançamento tem vínculo com uma nota fiscal. Ambos os ícones possuem hiperlinks que direcionam para o respectivo registro (Título ou NF).

b) Para acessar o título vinculado ao lançamento, dê um clique sobre o ícone “Moedas empilhadas”, para acessar a NF vinculada ao lançamento dê um clique sobre o ícone “NF”.

3) Ao localizar o registro que gerou o lançamento, faça as alterações necessárias. Se NF desfaça a emissão ou recebimento. Para saber mais, clique aqui.

4) Se foi agrupamento ou parcelamento, desfaça o agrupamento/parcelamento através do menu “Ações” das telas de contas a receber/pagar, opção “Desfazer agrupamento” ou “Desfazer parcelamento”. Para saber mais, clique aqui.

5) Se movimentação de estoque, desfaça a movimentação (entrada, saída, baixa etc.). Para desfazer uma movimentação manual de estoque, acesse “Estoque > Movimentações de estoque”, localize a(s) movimentação(ões), selecione-a(s) e acesse “Ações” > “Excluir movimentações selecionadas”. Para saber mais sobre movimentações de estoque, clique aqui.

Veja também: