Ajuda

Quais as diferenças entre “Ponto de ressuprimento” e “Estoque mínimo”?

No controle de estoques do ERP MAXIPROD, dois parâmetros ajudam a garantir o abastecimento: ponto de ressuprimento e estoque mínimo. Embora estejam relacionados à reposição de itens, eles cumprem papéis diferentes, principalmente no comportamento do MRP.

Esta página mostra:

Quais as diferenças entre estas duas propriedades do cadastro de itens?

O ponto de ressuprimento sempre deve ser igual ou superior ao estoque mínimo, sua função é garantir que a reposição ocorra antes que o estoque atinja níveis críticos.

Exemplo:

  • Ponto de ressuprimento: 40 unidades
  • Estoque mínimo: 10 unidades

Ponto de ressuprimento: define o momento de iniciar uma nova compra ou produção. No exemplo, a reposição é considerada quando o estoque atual atinge 40 unidades, considerando que o consumo durante o prazo de aquisição não ultrapasse 30 unidades — evitando, assim, que o estoque caia abaixo do mínimo.

Exemplo:

    • Se sua empresa consome em média 10 unidades por dia e o fornecedor leva 3 dias para entregar, você precisa repor o item quando o estoque chegar a 30 unidades. Esse é seu ponto de ressuprimento. Mas se existe uma definição de estoque mínimo, o ponto de ressuprimento deve ser somado ao estoque mínimo, no exemplo (estoque mínimo igual a 10, portanto, 10 + 30= 40).

Estoque mínimo: é o limite inferior de segurança. O MRP sugere a compra ou produção quando o estoque previsto (calculado com base nas movimentações futuras e exibido na ficha futura do item) se torna inferior a este valor.

Exemplo:

    • Se o MRP calcula que, daqui a 10 dias, o estoque ficará abaixo de 10 unidades (estoque mínimo), ele vai sugerir uma reposição antes disso acontecer.

Em quais situações é usado o ponto de ressuprimento e/ou estoque mínimo?

Existem itens que não participam de estruturas de produto (ou seja, não são itens-filho em nenhuma composição). Nesses casos, a reposição pode ser feita com base no ponto de ressuprimento e/ou estoque mínimo, comparado com o estoque atual.

Exemplos:

  • Materiais de consumo: como graxa, água, papel higiênico, etc. São consumidos diretamente, sem fazer parte de estruturas de produto nem serem baixados em ordens de produção. À medida que o estoque diminui e atinge o ponto de ressuprimento, uma nova compra deve ser feita.

Veja também:

  • Itens industriais de apoio: como solda, cola ou peças de reposição para consertos. Podem ser utilizados em ordens de produção, mas não são estruturados como itens-filho.
  • Produtos acabados para pronta-entrega: vendidos diretamente, sem previsão antecipada de produção via pedidos de venda programados. Nesse caso, o controle de reposição depende somente do estoque atual em relação ao ponto de ressuprimento e/ou estoque mínimo.

Como preencher “Ponto de ressuprimento” e “Estoque mínimo” no cadastro de itens?

1) Acesse o menu superior “Itens > Itens”.

2) Na grade de itens, clique no botão “Atualizar” ao lado do botão verde “Novo” para carregar a grade de itens. Se preferir, preencha os filtros antes de atualizar a grade, como no exemplo abaixo, onde o filtro “Código” foi preenchido antes de atualizar a grade.

3) Clique no ícone do lápis para editar.

4) Na seção “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento”, preencha os campos “Ponto de ressuprimento” e/ou “Estoque mínimo”.

a) Sempre que o usuário define o “Estoque mínimo”, se o campo “Ponto de ressuprimento” estiver vazio ou for inferior, o sistema inicializa o mesmo valor digitado para o estoque mínimo, mas não impede de salvar ponto de ressuprimento inferior ao estoque mínimo, caso o usuário altere manualmente.

b) Os campos “Ponto de ressuprimento” e “Estoque mínimo” são separados por “Minha empresa”. Em uma assinatura “Multi-CNPJ”, para alterar os valores de determinado item, acesse “Itens > Cadastros > Propriedades dos itens nas minhas empresas”. Nesta tela, é possível editar os valores destes campos na minha empresa logada.

5) Clique no botão verde “Salvar” ou no botão verde “Salvar e fechar” para guardar as alterações.

Veja também: