Ajuda

Cadastro de receitas

No ERP MAXIPROD, é possível realizar o cadastro de receitas com base no rendimento. Ou seja, se determinada receita possui um rendimento de 100kg, qualquer insumo de sua estrutura poderá ser inserido levando em consideração o rendimento padrão do produto final.

Esta página mostra:

Cadastro de estruturas de produtos de receitas

Para iniciar o cadastro, será necessário criar um grupo com um parâmetro, no qual serão inseridos todos os produtos finais de receitas.

1) Acesse o menu “Itens > Grupos” e clique no botão “Novo”.

2) Para este exemplo, criamos o grupo “RCT – Receitas”:

3) Após preencher os dados obrigatórios do grupo, expanda a seção “Parâmetros do grupo” e clique no botão “Novo”:

4) Este parâmetro servirá para determinar o rendimento de cada receita inserida neste grupo. Portanto, será necessário criar da seguinte forma:

a. “Código”: Neste exemplo, o código escolhido foi “RD”;

b. “Descrição”: A descrição escolhida foi “Rendimento da receita (kg)”;

c. “Identificador”: Esta opção deverá ser marcada se for desejado que não haja dois itens com o mesmo valor informado no parâmetro. Caso esta informação não for relevante, não será necessário marcar.

d. “Tipo”: Deverá ser do tipo “Número”.

e. “Valor padrão”: Caso for desejado, poderá ser informado um valor padrão de 1. Assim, se a receita for de rendimento 1, não será necessário realizar o preenchimento do parâmetro neste item.


5) Agora, basta criar os itens fabricados, inserindo-os no grupo de receitas criado. Neste exemplo, foi criado um item “Bolo 100kg”, uma receita padrão de bolo que rende um produto final de 100kg:

6) Após realizar o cadastro do item, será necessário definir o valor do parâmetro de rendimento. Este será “100kg”, visto que a receita padrão rende esta quantidade. Ainda no cadastro do item, expanda a seção “Parâmetros do item” e edite o parâmetro criado anteriormente, informando o valor do rendimento:

7) Agora, vamos inserir os insumos desta receita. Acesse o menu “Consultar” (estando na edição do item), ou, a partir da tela de itens, com o item final selecionado, acesse o menu “Consultar > Estrutura de produto”:

8) Na janela aberta, clique no botão “Novo” e informe o código do insumo desejado:

9) Neste exemplo, para fabricar a receita padrão, que rende 100kg do bolo, é necessário 25kg do insumo “Chocolate”. Portanto, a fim de informar esta quantidade na ligação pai-filho, basta informar “25/RD”, ou seja, informamos a “quantidade do insumo” dividido pelo “rendimento”. Como o rendimento foi informado através de um parâmetro, utilizaremos uma expressão a fim de definir esta quantidade:

10) Dessa forma, se for produzido um bolo padrão, o sistema calculará uma necessidade de 25kg de “Chocolate”:

11) Porém, se for produzido um bolo fora do padrão, por exemplo, de 50kg, o sistema calculará, corretamente, uma necessidade de 12,5kg de “Chocolate”:

Cadastro de roteiros de produção utilizando parâmetros

Além do cadastro das receitas com base no rendimento dos mesmos, é possível cadastrar roteiros de produção que levem em consideração este rendimento ao realizar o cálculo de horas padrão.

Para isso, siga os passos abaixo:

1) Em “Itens > Itens”, acesse o menu “Consultar > Roteiro do item”:

2) Na janela aberta, edite a operação padrão ou crie uma operação personalizada:

3) No campo “Tempo padrão”, altere a opção selecionada para “h/[unidade de estoque do item]” – neste exemplo, será “h/kg”:

4) No campo de “Tempo padrão”, que será exibido após esta alteração, será possível informar uma expressão. Neste exemplo, iremos supor que, a fim de produzir um bolo de rendimento padrão (100kg), levará 5h. Portanto, basta informar a expressão “5/RD”, ou seja, “horas necessárias” dividido pelo “rendimento”:

5) Dessa forma, se for produzido um bolo padrão, o sistema calculará um total de 5 horas necessárias para esta produção:

6) Porém, se for produzido um bolo fora do padrão, por exemplo, de 50kg, o sistema calculará, corretamente, um total de 2,5 horas necessárias:

Veja também: