Ajuda

Como utilizar a estocagem por número de série?

Os números de série (serial numbers), identificam cada unidade de um produto, visando a rastreabilidade. Os números de série são registrados a cada movimentação dos produtos com esta forma de estocagem, assim se pode determinar o número de série da peça usada em determinado produto.

São mantidas as referências aos materiais identificados por número de série e suas características, mesmo que não estejam mais no estoque. Isto permite manter seu prontuário, contendo, por exemplo, as entradas de cada peça, insumo ou equipamento, notas fiscais referentes a manutenções com os materiais utilizados, serviços e inspeções. Para saber mais sobre rastreabilidade, clique aqui.

Está página mostra:

Como configurar a forma de estocagem do item?

1) Acesse o menu superior “Itens”, opção “Itens”.

2) Localize o item a estocar por número de série, e clique no ícone do lápis para editá-lo.

3) No cadastro do item, expanda a seção “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento”, e preencha o campo “Estocagem por”, com a opção “Número de série”.

Como informar o número de série do produto?

Os itens estocados por número de série são recebidos normalmente através de NFs, e o número de série é registrado no estoque. Enquanto não for informado o número de série, o registro de estoque é mantido com a qualidade “NI – Não inspecionado”, não podendo ser vendido e nem baixado para ordens de produção. Para informar o número de série:

1) Acesse o Menu superior “Estoque”, opção“Estoque”.

2) Clique na linha do registro de estoque, destacando-a na cor laranja e, com o registro de estoque selecionado, acesse “Ações > Informar números de série/lote do fabricante”.

3) É aberta uma janela com a opção de criar números de série para cada unidade daquele registro de estoque.

a) Preencha o campo “Fabricante”, obrigatório.

b) Informe a data de fabricação, vencimento e reanálise, se houver.

c) Mais abaixo na janela, o sistema mostra o prefixo utilizado, o número de dígitos, o número de série inicial e o número de série final.

Como cadastrar prefixos de números de série?

1) Acesse o menu superior “Itens > Cadastros > Prefixos de número de série”.

2) Na nova guia aberta no navegador, clique no botão verde “Novo” e preencha os campos necessários. Clique no botão verde “Salvar” para efetivar o cadastro.

  • Prefixo: campo de livre preenchimento, é a parte inicial e fixa dos números de série que serão criados.
  • Dígitos numéricos: quantidade de dígitos numéricos após o prefixo.
  • Próximo sequencial: próximo número sequencial da parte numérica do número de série, após o prefixo.
  • Próximo número de série: campo não editável, exibe uma prévia do próximo número do prefixo conforme as configurações realizadas.

Como associar um prefixo de número de série a um item?

1) Acesse o menu superior “Itens” e opção “Itens”.

2) Procure o item e clique no ícone do lápis para editá-lo. Na janela de edição do item, expanda a seção “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento”, e preencha o campo “Prefixo do número de série”.

Obs.: o campo “Prefixo do número de série” somente é visível quando o item é estocado por “Número de série”.

Como informar o número de série na conclusão da OP?

Na conclusão de uma OP de item estocado por “Número de série”, o sistema permite selecionar os números de série que serão concluídos, conforme a quantidade prevista do produto na OP. A grade de seleção dos números de série concluídos é receptiva à leitura de código de barras. Cada número de série gera um sublote. Para saber mais sobre ordens de produção, clique aqui.

Veja também: