Ajuda

Fechamento ou recálculo de estoque quando há baixas circulares. Que fazer?

Está página mostra:

Como surge o problema?

No ERP MAXIPROD, o recálculo ou fechamento de estoque utiliza o custeio, que processa as movimentações de estoque desde o último fechamento até a data atual, recalculando as quantidades e os custos do estoque. Quando o custeio de depara com baixas circulares, exibe a mensagem:

“Houve um problema ao inicializar as estruturas para o cálculo:

O sistema não pode continuar com o cálculo dos valores de estoque, pois encontrou um estado inconsistente nas baixas de insumos para OP: o item A foi baixado como insumo em OP(s) do item B, e o item B foi baixado como insumo em OP(s) do item A. O cálculo dos valores de estoque não está preparado para esta situação, que normalmente é causada por engano nas baixas de insumos. Para prosseguir, é necessário corrigir esta situação, desfazendo as baixas inconsistentes.”

Como resolver?

1) A própria mensagem indica o código das OPs e dos itens envolvidos nas baixas circulares, como no exemplo acima.

2) Para corrigir, é necessário verificar se as baixas circulares foram feitas por engano, ou se decorrem de algum processo realizado pela empresa.

a) Os casos mais comuns ocorrem ao desmontar um “Item A” que consumiu o insumo “Item B”, sendo criada uma segunda OP, que tem como produto o “Item B”, para baixar o “Item A”.

b) Ou seja, o objetivo no final é dar a saída do estoque do item produzido na primeira OP (Item A), e entrada no estoque do item que havia sido baixado na primeira OP (Item B).

3) Atualmente o sistema já tem uma verificação que impede referências cruzadas na estrutura de produto, ou seja, na ligação pai-filho, exibindo a mensagem:

“Não é possível salvar, pois este item-filho (código do item-filho) cria uma referência circular na estrutura de produto, isto é, este item-filho já é pai, ou avô, ou bisavô, etc., deste item-pai (código do item-pai).”

4) As baixas circulares somente ocorrem quando o “Item A” é baixado na OP do “Item B”, mesmo não estando na estrutura de produto, ou seja, diretamente pelo botão verde “Novo” da grade de insumos da OP.

5) Para prosseguir com o recálculo de estoque sem erros, reabra a OP que gerou a referência cruzada, ou seja, a segunda OP, e desfaça a baixa do insumo que gerou a referência circular.

a) Acesse a grade de ordens de produção (menu superior “Produção > Ordens de produção”), selecione a OP que deseja desconcluir, e vá para “Ações > Desconcluir”.

b) Na janela de desconclusão, pode-se informar a quantidade “0 (zero)” e seguir com a desconclusão, que é, neste caso, basicamente a reabertura da OP sem desfazer as movimentações de quantidade concluída. Clique no botão verde “Desconcluir” para retornar a OP ao estado “A produzir”.

c) Na janela de edição da OP, selecione o insumo a estornar, marcando a caixa de seleção, e vá para “Ações > Estornar baixas selecionadas”.

d) Na mensagem de confirmação, clique em “Sim” para confirmar a operação.

6) Se não for possível desconcluir a OP com quantidade zero e estornar a baixa, entre em contato com o suporte.

Veja também: