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Conciliação bancária por importação de arquivo OFX

A conciliação bancária é o processo de comparação e ajuste das movimentações e saldos financeiros registrados no ERP com as movimentações e saldos informados pelos extratos bancários, através de arquivos OFX (Open Financial Exchange).

Esta página mostra:

Como importar o arquivo OFX?

1) Clique no menu “Financeiro” > “Importar OFX”. É necessária a permissão EXTR000 (consultar extratos).

2) Na tela Arquivo OFX, clique em “Importar OFX”.

conciliação bancária_arquivo ofx

3) Na janela “Importar arquivo OFX”, clique no botão “Selecionar”.

conciliação bancária_importar arquivo OFX

4) Através do navegador, acesse a conta bancária da empresa, e baixe o arquivo OFX.

5) Selecione o arquivo OFX baixado e clique em “Importar”.

Como é feita a conciliação automática?

1) Primeiro, o MAXIPROD verifica a existência de uma conta bancária correspondente à conta informada no arquivo OFX. Se essa conta não for encontrada no cadastro do MAXIPROD, é exibida a mensagem “Não foi possível identificar a conta bancária do arquivo OFX.” e a importação é abortada.

2) A seguir, é verificada a existência de transações/lançamentos no arquivo OFX. Não havendo transações no arquivo, é exibida a mensagem “Não foi encontrada nenhuma transação no arquivo OFX. Verifique se é um arquivo válido.” e a importação é abortada.

3) Feitas as verificações, as transações existentes no arquivo são salvas no banco de dados do MAXIPROD.

4) Após salvar as transações no banco de dados, o sistema tenta conciliar os registros na seguinte ordem:

a) Verifica a existência, no MAXIPROD, de lançamento contábil não-conciliado que tenha conta contábil, data e valor correspondentes ao do OFX. Se encontra, ele é tornado conciliado e a operação termina;

b) Senão, verifica a existência de conta a pagar ou receber com valor a baixar e vencimento correspondentes. Se encontrar, faz a baixa e encerra o processo.

c) Senão, verifica a existência de conta a pagar ou receber com valor a baixar  igual ao do OFX e vencimento no dia anterior ao do OFX. Se encontrar, faz a baixa e encerra o processo.

d) Senão, verifica a existência de conta a pagar ou receber com valor a baixar  igual ao OFX e vencimento no dia seguinte ao do OFX. Se encontrar, faz a baixa e encerra o processo, senão mantém o registro de OFX como não conciliado.

Como é feita a conciliação manual?

1) Quando a conciliação automática não é possível, o registro do OFX permanece na grade com a situação “Não conciliado”. Porém, é possível realizar a conciliação manualmente.

2) Na tela de “Arquivo OFX”, o filtro “Conciliado” é inicializado automaticamente com a opção “Não”, ou seja, exibe os registros não conciliados.

3) A conciliação manual é possível através dos ícones exibidos na grade de “Arquivo OFX”, cada ícone possibilita uma maneira específica de realizar a conciliação manual.

a) ícone de prancheta: Abre a página de extrato para que seja selecionado o lançamento com o qual o registro OFX deve ser conciliado.

b) ícone seta verde para baixo: Abre a página de contas a pagar/receber para que seja selecionado o registro que deve ser baixado e conciliado.

c) ícone verde +: Insere uma conta a pagar/receber, faz a sua baixa e conciliação.

d) setas-esquerda-direita: Cria uma transferência entre contas e faz a conciliação.

IMPORTANTE: A conciliação manual somente é possível registro a registro. Atualmente não existe uma opção para realizar a conciliação manual em massa, mesmo que existam diversos registros com a mesma classificação contábil, como, por exemplo, diversos registros referentes a taxas, juros ou tarifas cobradas pela instituição bancária que terão lançamentos contábeis idênticos no ERP MAXIPROD.

Como desfazer a conciliação de um registro de OFX

1) Na tela de “Arquivo OFX” disponível em “Financeiro” > “Importar OFX”.

2) Altere o filtro “Conciliado” para “Sim”, para serem exibidos os registros que já foram conciliados.

3) Para desfazer conciliação sem excluir o lançamento, clique sobre o ícone de checagem “seta check verde“, que abre a tela de extrato exibindo o lançamento vinculado com este registro.

a) Na tela de extrato, clique sobre o ícone de checagem “seta check verde “, na coluna “Conciliado”;

b) Será exibida a seguinte mensagem: “Tem certeza de que deseja marcar este lançamento como não conciliado?”;

c) Clique em “Sim” para confirmar.

d) Pronto, o registro de OFX será marcado como “Não conciliado”, podendo ser utilizado para conciliação com outro título ou lançamento. Para encontrar este registro que foi alterado para “Não conciliado”, é preciso que o filtro “Conciliado” esteja preenchido com a opção “Não”.

No vídeo, apresentamos como realizar a conciliação bancária via arquivo OFX no ERP MAXIPROD: