O ERP Maxiprod gera os dois principais eventos da EFD-Reinf: o R-2010 (Retenção de contribuição previdenciária – serviços tomados) e o R-2020 (Retenção de contribuição previdenciária – serviços prestados) do imposto INSS. Veja algumas informações antes que iniciar o envio da EFD-Reinf pelo sistema.
Veja também:
1) O envio das retenções deve ser feito apenas uma única vez para cada empresa tomadora ou prestadora de serviço no mês?
Resposta: sim. Caso sejam enviadas informações das retenções de uma mesma empresa tomadora ou prestadora, duas ou mais vezes em um mês, o envio será rejeitado pela Receita Federal. Portanto, se houver mais de uma retenção da mesma empresa no mês, o usuário deve selecionar estes títulos de uma única vez, para o sistema fazer o agrupamento antes da transmissão para a Receita Federal.
2) É possível fazer uma única transmissão com registros de diferentes meses/anos?
Resposta: não. Somente retenções de um mesmo mês/ano podem ser incluídas em uma mesma remessa.
3) Se houver erro na transmissão, é possível reenviar após a correção deste erro? Exemplo: erro no preenchimento dos títulos ou das NFs que geraram os títulos.
Resposta: sim. Se houve rejeição pela Receita Federal na recepção de determinados registros (as colunas “Código do erro” e “Motivo do erro” mostram os detalhes), pode-se corrigir o preenchimento nos títulos ou NFs e refazer o envio. Mas assim que o título for registrado na Receita Federal e retornar o status de sucesso, não será possível novo envio deste título.