O ERP MAXIPROD permite restringir o acesso por endereço IP, possibilitando ao usuário informar os intervalos permitidos, separando por vírgulas. Endereço IP é um endereço exclusivo que identifica um dispositivo na Internet ou em uma rede local. IP vem do inglês “Internet Protocol” (protocolo de rede) que consiste em um conjunto de regras que regem o formato de dados enviados pela Internet ou por uma rede local.
Esta página mostra também:
1) Para restringir o acesso ao ERP MAXIPROD por IP, acesse “Roda dentada > Configurações > Configurações de segurança”.
2) No campo “Endereços IP liberados para acesso” deve informar os intervalos permitidos, separados por vírgulas.
Ex: 201.21.25.10,189.16.*.*
Obs.: É necessário salvar as alterações, portanto, basta clicar no botão verde “Salvar” ou no botão cinza “Salvar e fechar” ao final da página de configurações.
3) Para não restringir, basta deixar o campo “Endereços IP liberados para acesso” em branco, assim como é inicializado, por padrão, ao contratar o ERP MAXIPROD.
Obs.: É necessário salvar as alterações, portanto, basta clicar no botão verde “Salvar” ou no botão cinza “Salvar e fechar” ao final da página de configurações.
4) Usuários com a permissão (ADM0005 – Acessar o sistema de IP diferente dos informados na configuração “Endereços IP liberados para acesso”) poderão acessar o sistema, a partir de IP diferente dos informados no campo “Endereços IP liberados para acesso”.
5) Para restringir o acesso ao sistema através do IP, a rede de internet da sua empresa precisa ter IP fixo. Você também precisa compreender que os usuários que não tem a permissão ADM0005 não conseguirão acessar o sistema de outro local onde a rede de internet possui outro IP, como, por exemplo, das suas próprias casas.
Qual a diferença entre endereços IP estáticos (fixos) e endereços IP dinâmicos?
O endereço IP fixo é ideal para usuários que precisam ter certeza sobre o endereço de sua rede na Internet. O endereço IP fixo é uma faixa numérica estática, ou seja, ele não se altera no seu dispositivo, independentemente de fatores como desligamento da máquina, do roteador ou alguma instabilidade na rede, enquanto para endereços IP dinâmicos podem gerar um novo número sempre que há alguma ocorrência dessas. Logo, quando o IP está como fixo, o endereço não altera a cada acesso. Exceto se alterado manualmente, o IP será sempre o mesmo. Isso cria a possibilidade de hospedar servidores, criar VPNs (redes privadas) e acessar dispositivos como computadores ou câmeras de segurança. Além de serem mais fáceis de serem gerenciados (facilita controlar o tráfego da Internet e atribuir acessos a determinados usuários com base na identificação do endereço IP).
Os endereços IP dinâmicos mudam automática e regularmente. Os provedores de serviços da internet compram inúmeros endereços IP e os atribuem aos clientes automaticamente. Periodicamente, eles reatribuem os endereços IP, disponibilizando os mais antigos a outros clientes. O motivo desta abordagem é gerar economia de custos para o provedor de serviços. Automatizar a movimentação regular dos endereços IP significa que eles não precisam realizar ações específicas para restabelecer o endereço IP de um cliente caso ele mude de endereço, por exemplo.
Veja também: