Aqui estão algumas sugestões para o caso de dificuldades de acesso ao ERP MAXIPROD:
1) Verifique a qualidade da sua conexão à internet. Para isso, faça o “Teste de velocidade da Internet” do Google. Este teste mede a velocidade da conexão à Internet, incluindo as velocidades de download e upload.
2) Verifique o desempenho do navegador pelo qual está acessando o sistema. Se há sobrecarga da memória ou processador da máquina, o funcionamento do navegador pode ser comprometido, causando lentidão ou até travamento.
a) A consulta ao desempenho de cada aplicação executada na sua máquina depende do sistema operacional, no Windows pode ser feita através do gerenciador de tarefas.
Há 3 formas de executar o Gerenciador de Tarefas do Windows.
- Manualmente: clique na barra de pesquisa no canto inferior do Windows e digite “Tarefas”, selecionando o ícone do gerenciador.
- Atalho direto: a sequência de teclas “Ctrl+Shift+Esc”, abre o Gerenciador de Tarefas.
- Atalho em duas etapas: pressione “Ctrl+Alt+Del” e, na tela seguinte, clicar em “Gerenciador de Tarefas”.
b) A guia “Processos” mostra a execução de aplicativos e processos de segundo plano. Quando um deles tem várias janelas abertas, isto é exibido como um número após o nome do processo e um controle de expansão de exibição. Os processos são listados em ordem alfabética em grupos, por padrão. A ordem pode ser alterada clicando em qualquer nome da coluna.
c) A guia “Desempenho” mostra gráficos e detalhes das quatro principais medições de desempenho do PC. Pode-se acessar o monitor de recursos dentro da guia para solucionar problemas adicionais.
3) Se o gerenciador de tarefas não apresentar sobrecarga, execute um utilitário de linha de comando que pode ser usado para rastrear o caminho de um pacote IP (Internet Protocol) até seu destino, por exemplo o Tracert.
- Windows: no prompt digite: tracert + o domínio (ou IP) e pressione a tecla “Enter”.
- Linux: no bash digite: traceroute + o domínio (ou IP) e pressione a tecla “Enter”.
No caso do ERP MAXIPROD, o domínio é sistema.maxiprod.com.br, portanto, execute o comando abaixo quando utilizar o sistema operacional Windows:
tracert sistema.maxiprod.com.br
- Se em algumas das etapas até o servidor houver perda de pacote de dados, aparecerão diversos “*” asteriscos. Isto significa que a conexão entre a sua máquina e o servidor da MAXIPROD na AWS pode estar comprometida. Neste caso, procure o suporte de TI da sua empresa ou provedor de internet.
4) Outro ponto a observar é o navegador, que pode estar desatualizado ou dependendo de alguma outra aplicação desatualizada, ou não instalada, como, por exemplo, o JAVA desatualizado. Se o Java não estiver instalado e atualizado, muitas aplicações e websites não funcionarão.
5) Outra frequente causa de lentidão são eventuais bloqueios no firewall da rede de internet da sua empresa ou do seu provedor de internet.
- Um firewall é um dispositivo de segurança da rede, que monitora o tráfego de entrada e saída e permite ou bloqueia tráfegos específicos conforme um conjunto de regras de segurança. Portanto, é recomendável verificar com o setor de TI da empresa ou diretamente com o provedor de internet.
6) Após verificar todos os itens acima, caso persista a lentidão, entre em contato com o suporte da Maxiprod, para que esta situação seja analisada internamente pela equipe que cuida da infraestrutura dos servidores do sistema.
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