Ajuda

“Não foi informado o campo contribuição social apurada pis/cofins no imposto XX, que é obrigatório em função…” O que fazer?

Na tentativa de emissão de uma nota fiscal, caso esteja habilitada a configuração para gerar o SPED Contribuições no sistema, mas não haja nenhum tipo de contribuição social apurada informada no seu item, você pode enfrentar a seguinte mensagem:

“Não foi informado o campo contribuição social apurada pis/cofins no imposto X, que é obrigatório em função de a opção “Gerar Sped Contribuições” estar marcada, dos seguintes itens: 

Item: XX”
Esta página mostra:

O que gerou essa mensagem? 

Essa mensagem é gerada quando, em “Roda dentada > Configurações > Configurações de EFD Contribuições (Sped PIS/COFINS)”, estiver habilitada:

Mas seu item dentro da nota fiscal está sem o tipo de contribuição para o SPED a ser contabilizado no PIS e/ou COFINS informado:

Como ajustar para emissão?

1) Para poder emitir, será necessário informar essa informação dentro do PIS/COFINS informado no item de sua nota fiscal. Para isso, abra a nota fiscal e clique no “lápis amarelo” no início da linha do item:

2) Na edição do item da nota, localize o imposto que a mensagem acusou estar sem o dado informado, clique no “lápis amarelo” para editá-lo e, em “Mais campos”, edite informando a contribuição a ser realizada:

3) Após garantir que a informação está informada tanto no PIS quanto no COFINS, salve a alteração no item e prossiga com uma nova tentativa de emissão.

Além disso, você pode já abrir a operação fiscal que foi utilizada na nota e incluir esse dado no imposto informado nela. Assim, nas notas seguintes que utilizarem essa operação fiscal, esse dado iniciará automaticamente no item da nota. Para saber mais sobre operações fiscais, clique aqui.

Veja também: