A emissão de notas fiscais através do ERP Maxiprod segue uma numeração sequencial, configurada através da propriedade “Próximo número” da série fiscal, ou seja, ao iniciar o uso de uma nova série fiscal, o usuário define o “Próximo número” da série, e com isso, a cada emissão de NF utilizando aquela série, o próximo número é alterado automaticamente, para o próximo número da sequência.
- Exemplo:
– O usuário está iniciando a emissão de NF-es no ERP Maxiprod e, portanto, configura a “Série 1” como a série a ser utilizada para emissão do tipo de documento “55 – NF-e”. Considerando, em um exemplo hipotético, que o último número de NF-e transmitida para a Sefaz foi o 1045, o usuário configura no ERP Maxiprod o campo “Próximo número” da série 1 como 1046, com isso, quando fizer a primeira emissão de NF-e da “Série 1”, será utilizado o número 1046, e a propriedade “Próximo número” passa automaticamente para o número 1047 e assim, sucessivamente.
Logo, se o usuário altera o campo “Próximo número” para um número já utilizado naquela série fiscal, ao emitir a próxima NF-e, o sistema retorna:
“Erro ao gerar o número da nota fiscal. A nota nº “xxxx” já existe.”
O que fazer neste caso?
- Acesse a grade de notas fiscais, “Vendas” > “Notas fiscais”;
- Habilite o filtro “Série” e busque pelas NFs desta série, veja qual foi o último número utilizado;
- Acesse o menu “Fiscal” > “Cadastros” > “Séries de notas fiscais”;
- Edite a série fiscal que está utilizando na emissão da NF-e;
- No campo “Próximo número*” informe o próximo número corretamente, ou seja, deve ser um número ainda não utilizado. Exemplo:
– Se a última NF-e da série fiscal utilizada é o nº 10000026, o próximo número deverá ser o nº 10000027.
Para saber mais sobre séries fiscais no ERP Maxiprod, clique aqui.