No ERP MAXIPROD, as movimentações de estoque e os títulos no financeiro são gerados automaticamente no momento da emissão das notas fiscais. Portanto, quando por algum motivo o usuário ainda emite notas fiscais por outro sistema, pode ser necessário importá-las ou lançá-las manualmente no ERP MAXIPROD.
Esta página mostra:
- Como importar a NF através do XML?
- Como lançar manualmente NF emitida em outro sistema?
- O que é necessário para o XML ser importado corretamente?
Como importar a NF a partir do XML?
1) Acesse o menu “Vendas” > “Notas fiscais”.
2) No menu “NF-e/NFC-e, selecione a opção “Importar XML de NF-e/NFC-e emitida por outro aplicativo”.
3) Selecione o arquivo XML presente no seu computador através do botão cinza “Selecionar” e clique no botão verde “Importar”.
Observação: pode-se selecionar e importar vários XMLs ao mesmo tempo.
4) A NF será importada em estado de digitação (no MAXIPROD) e na situação atual da nota (da SEFAZ: autorizada ou rejeitada).
5) Arraste o conteúdo da tela até o final e clique no botão verde “Emitir” para efetivar a emissão da NF, sendo também geradas as movimentações de estoque e financeiras.
Observação: A configuração de movimentação de estoque e financeira é por padrão inicializada conforme a operação fiscal. Se a NF-e não deve gerar movimentações de estoque, clique aqui. Se a NF não deve gerar títulos ou movimentações financeiras, clique aqui.
O que é necessário para a importação ocorrer corretamente?
Os itens existentes no XML importado devem estar cadastrados no sistema, com os mesmos códigos. Se o item do XML não estiver cadastrado no sistema, ou tiver outro código, é retornada uma mensagem erro “Resultado da Importação” com botão “Ok“.
Erro no arquivo *************.xml. Não foi possível importar o XML da nota fiscal abaixo:
Não foi possível identificar o item com código ***, ****, *****, ******.
Verifique no cadastro de itens, em “Itens > Itens”, se já existe um item cadastrado com este código. Se não existir:
1. Cadastre o item com código idêntico ao do XML, ou
2. Edite o XML, alterando o código dos produtos, na tag “cProd”, para um código já cadastrado no sistema.
Para estes casos, há duas soluções:
- Cadastrar o item no sistema com o mesmo código do XML: os itens são cadastrados pelo menu “Itens > Itens” . O código do item a ser cadastrado no sistema deve ser idêntico ao código do item no XML. Para mais informações sobre o cadastro de itens, clique aqui.
- Alterar o código do item no XML para um código existente no sistema: o item está cadastrado no sistema, mas com código diferente do XML, sendo necessário alterar o código do item no XML. Neste caso, abra o XML em um editor de texto e altere o código do item na tag “<cProd>”, conforme a imagem abaixo:
Observação: no XML, as informações dos itens estão na tag-pai “<det nItem = “*”>”, conforme a imagem abaixo.
Como lançar manualmente NF-es emitidas em outro sistema?
1) Para emitir esta NF-e no sistema com uma nova série fiscal, para diferenciá-la das NF-es emitidas por outro aplicativo, acesse o menu “Fiscal > Cadastros > Séries de notas fiscais”, e crie uma nova série fiscal usando do botão verde “Novo”.
Observação: como esta série fiscal é apenas para registro das NF-es emitidas por outro aplicativo, na edição da nova série informe o tipo de documento com a opção “Nenhum”. Desta forma, o campo “Documento fiscal” da NF será inicializado em branco.
2) Acesse “Vendas > Notas fiscais” e clique no botão verde “Novo” para criar a nota fiscal manualmente.
Observação: também é possível faturar o pedido de venda que dará origem à NF, através do menu “Vendas > Pedidos de venda” . Para mais informações, clique aqui.
3) No momento da emissão da NF no ERP MAXIPROD, não esqueça de conferir a série fiscal informada. Caso tenha sido criada uma nova série para esta finalidade, é preciso alterá-la antes de emitir.
4) Se a empresa gera o EFD ICMS IPI (Sped Fiscal) no ERP MAXIPROD e, por algum motivo, uma NF não deve ser apurada na escrituração, expanda a aba “Mais informações fiscais” e preencha o campo “EFD ICMS IPI” com a opção “Não apurar”.
5) Se a gestão do estoque ainda não é feita pelo ERP Maxiprod (por exemplo, porque o estoque inicial ainda foi lançado no sistema), desmarque a opção “Movimentar estoque” na edição dos itens da nota.
6) Para emitir a NF sem gerar títulos no ERP Maxiprod, desmarque a opção “Com pagamento” na edição dos itens da NF.
Os campos “Movimentar estoque” e “Com pagamento” são inicializados pela operação fiscal, portanto configure-a para definir o preenchimento automático. Para saber mais sobre movimentações de estoque, clique aqui. Para saber mais sobre operações fiscais, clique aqui.
Veja também: