Ajuda

Como incluir o pedido do cliente e item do pedido na NF-e?

Alguns compradores solicitam que o XML das suas notas de compra inclua as informações do número do pedido e da sequência do item no pedido para facilitar a importação das NFs em seus sistemas de gestão. Nesta página veremos como fazer essa inclusão no XML e DANFE da NF-e.

Está página mostra:

Configurações e preenchimentos necessários

1) Na edição da proposta, pedido de venda ou nota fiscal, expanda a seção “Pedido do cliente e referência” e preencha o campo “Pedido do cliente”.

2) O número do pedido do cliente, informado no campo mencionado acima, será inicializado automaticamente nos itens da proposta, pedido ou nota fiscal, conforme forem sendo inseridos. Na edição do item, o campo “Pedido do cliente” está localizado na seção “Pedido do cliente”. Este campo alimenta a tag <xPed> no XML.

a) Quando o campo “Pedido do cliente” na proposta, pedido de venda ou nota fiscal, é preenchido quando os itens já foram inseridos, ainda é possível copiar o número para os itens selecionados. Para isso, marque a caixa de seleção ao lado dos itens que devem receber o número e utilize o menu “Ações > Copiar pedido do cliente para os itens selecionados”.

3) Na edição/inserção do item da proposta, pedido ou nota fiscal, além do pedido do cliente, é possível informar a sequência do item no pedido do cliente, para isso utilize o campo “Item (nº)”, à direita do campo “Pedido do cliente”. Este campo alimenta a tag <nItemPed> no XML.

5) Feito isso, os dados do pedido do cliente e do número do item no pedido serão incluídos no XML da nota. Porém, para que estes dados sejam impressos no DANFE, junto a descrição do item, é necessário que na seção “Informações adicionais do produto e observações” esteja marcada a opção “Incluir pedido do cliente (se houver)”.

a) A opção “Incluir pedido do cliente (se houver)” é inicializada nos itens da proposta, pedido de venda ou nota fiscal conforme parametrizado na operação fiscal.

b) Na edição da operação fiscal, expanda a seção “Inicialização do item da nota”, aba “Informações adicionais do produto” e marque/desmarque o campo “Adicionar pedido do cliente nas informações adicionais do produto”.

c) Dessa forma, o pedido do cliente e número do pedido do cliente será impresso junto à descrição do produto/serviço no DANFE.

6) Para incluir o pedido do cliente nas informações adicionais, marque o campo “Incluir pedido do cliente (se houver)” na edição da nota, seção “Informações adicionais de interesse do contribuinte” .

a) A opção “Incluir pedido do cliente (se houver)” é inicializada nos itens da proposta, pedido de venda ou nota fiscal conforme parametrizado na operação fiscal. Esta opção faz com que o número informado no campo “Pedido do cliente” da seção “Pedido do cliente e referência” no cabeçalho da tela de edição da nota, seja exibido nas informações complementares do DANFE.

b) Na edição da operação fiscal, expanda a seção “Inicialização do item da nota”, aba “Informações adicionais do produto” e marque/desmarque o campo “Adicionar pedido do cliente nas informações adicionais do produto”.

“Esqueci de marcar a opção que inclui os dados no DANFE”. Que fazer?

O usuário esqueceu de marcar a opção “Incluir pedido do cliente (se houver)” nos itens da nota e/ou a opção “Incluir pedido do cliente (se houver)” na edição da nota. Como consequência, os números do pedido do cliente e item do pedido não são impressos no DANFE, mesmo que a NF-e já tenha sido transmitida e autorizada na Sefaz.  Neste caso, pode-se fazer alguns ajustes e gerar novamente a impressão.

1)  Clique no botão “Desfazer emissão” no rodapé da tela de edição da nota.  Isto não desfaz/altera o que foi transmitido para a Sefaz.

Dica: como a alteração pretendida não interfere nas movimentações de estoque, o usuário pode optar por “Desfazer emissão – sem desfazer as movimentações de estoque”.

2) Após desfazer a emissão da nota, marque os campos necessários para a impressão dos dados do pedido do cliente no DANFE.

a) Para incluir os dados junto à descrição do item, marque o campo “Incluir pedido do cliente (se houver)” na edição dos itens.

b) Para incluir o número do pedido nas informações complementares, marque o campo “Incluir pedido do cliente (se houver)” na seção “Informações adicionais de interesse do contribuinte” na edição da nota.

3) A seguir, reemita a NF-e e imprima novamente o DANFE.

Veja também: