Ajuda

É possível receber uma NF importada sem cadastrar seus itens?

Há ocasiões em que é preciso registrar o recebimento do XML de uma Nota Fiscal (NF) no sistema, sem a necessidade de cadastrar os itens contidos nela. Isso é comum quando os itens da NF recebida não demandam controle ou gestão de estoque.

No ERP MAXIPROD, não é possível realizar o recebimento de uma NF sem que os seus itens estejam previamente cadastrados no sistema. Por essa razão, recomenda-se criar um grupo de itens específico para esses casos, onde os itens relacionados a essa situação sejam registrados no grupo, indicando que não requerem controle de estoque ou custos. Para realizar o cadastro do grupo, siga o passo a passo abaixo.

1) Acesse o menu principal “Itens > Grupos”, e clique no botão verde “Novo”.

2) Basta informar um código para o grupo e, no campo “Descrição“, um informativo que descreva a finalidade do mesmo, como “Itens não controlados”, por exemplo.

3) Feito isso, basta clicar no botão verde “Salvar”. Veja mais sobre o cadastro de grupos clicando aqui.

4) Ao importar uma NF que possui itens que não serão controlados, marque a caixa de seleção dos itens que estão sem código e não serão controlados, e acesse o menu “Ações” > “Cadastrar automaticamente os itens sem código selecionados”.

5) É aberta uma nova janela. Selecione o “Grupo” cadastrado anteriormente e o “Prefixo” para o cadastro automático dos itens selecionados. Clique no botão verde “Cadastrar” para iniciar o processo.

6) Ao final do processo, será exibida uma mensagem, informando quais itens foram cadastrados com sucesso.

Se ficou com alguma dúvida, fale com nosso suporte.

Veja também: