Ao emitir uma NF-e (mod. 55) informando o grupo de Exportação Indireta (exportInd) e quantidade exportada (qExport) diferente da quantidade comercial total do item (qCom), o órgão autorizador retorna a rejeição “346 – Rejeição: Somatório das quantidades informadas na Exportação Indireta não corresponde à quantidade total do item “.
1) Acesse o menu superior “Vendas > Notas fiscais”, localize a NF-e e, na tela de edição da nota, clique em “Mostrar mais” abaixo da chave de acesso.
2) Procure pelo ícone do XML e clique sobre ele.
3) Na pasta de XMLs, localize o XML “ped” e clique na flecha verde para baixar.
4) Procure a tag qExport dentro do grupo infNFe/det/prod/detExport: a quantidade exportada provavelmente é diferente da quantidade comercial.
5) Na tela de edição da NF-e, após desfazer a emissão da NF, abra a tela de edição do item da NF que apresenta a divergência. Para isso, clique no ícone do lápis deste item na grade de “Produtos e serviços” da NF.
6) Na edição do item da nota, clique em “Dados de exportação”.
7) Verifique se o valor da coluna “Qt item real exp” (Quantidade do item realmente exportada) está diferente do valor do campo “Quantidade”. Clique no ícone do lápis da linha com os dados se for necessário editar.
8) Após corrigir o valor deste campo, reemita a NF e envie-a novamente para a SEFAZ.
Veja também: