Quando é emitida uma NF-e com operação de destino diferente de “1 – Estadual” e o CFOP dessa Operação for Estadual (CFOP iniciado por 1 ou 5), é retornada a rejeição “733 – CFOP de operação interna e idDest <> 1”.
Regra de validação da Sefaz:
Como resolver?
Se a operação é para um destinatário de fora do estado, não é possível emitir a NF com operações fiscais iniciadas por 1 ou 5. É necessário verificar a operação fiscal a utilizar para a operação interestadual.
Sugerimos que a verificação da operação fiscal a utilizar seja feita em conjunto com o setor contábil da empresa, para garantir as conformidades fiscais e contábeis.
Por padrão, o sistema faz a verificação das UFs de origem e destino, com base no endereço do destinatário, definindo se a operação é estadual ou interestadual. Em cada caso (estadual ou interestadual) são exibidas as operações fiscais correspondentes.
Pode-se fazer uma parametrização para liberar todas as operações fiscais, independentemente da operação fiscal ser estadual ou não. Para isso:
a) Na tela de edição da NF, clique no ícone “cadeado” ao lado da operação fiscal.
Observação: o ícone exibido pode ter as seguintes propriedades:
- Cadeado aberto: está liberado o uso de qualquer operação fiscal, independente de ser dentro/fora do estado ou exterior.
- Cadeado fechado: o acesso é restrito às operações fiscais com base na operação (“dentro do estado” , “fora do estado” ou “exterior”). A visualização das operações fiscais será condicionada à operação realizada, exibindo apenas as operações fiscais pertinentes à operação em questão.
b) Após clicar no cadeado, é exibida uma mensagem de confirmação. Para confirmá-la, clique em “Sim”.
Deseja realmente liberar/bloquear o uso de qualquer operação fiscal independente de ser dentro/fora do estado ou exterior?
c) Havendo rejeição, é recomendável manter a opção bloqueada, simbolizada pelo “cadeado fechado“. Isso impede a seleção de operações fiscais que não estejam relacionadas ao regime (dentro/fora do estado ou exterior) para o qual a nota fiscal está sendo emitida. Dessa forma, somente as operações fiscais apropriadas ao regime serão permitidas.
Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também: