Movimentação das Solicitações de compra e Ordens de produção com data móvel (DtFixa = ‘N’)
Se a Solicitação de compra ou Ordem de produção atende a um único consumo, então a sua data de necessidade se movimentará para o dia útil imediatamente anterior ao dia do consumo.
Geração e agrupamento de Solicitações de compra pelo MRP
A Solicitação de compra gerada tem as seguintes características:
- sugerida
- DtFixa = ‘N’: a Solicitação de compra é criada com data móvel
- quantidade necessária, ajustada pelo lote (vide ajuste de lote, abaixo)
- QtFixa = ‘N’: a Solicitação de compra é criada com quantidade móvel
Agrupamento de Solicitações de compra
Se o item não é de estoque, ie se é comprado especificamente para um pedido, e se existir uma outra Solicitação de compra com (qt_fixa = false) e mesma data de necessidade, e o mesmo item de pedido de venda, então agrupa com a mesma;
Se o item é de estoque, e se existir uma outra Solicitação de compra com (qt_fixa = false) e mesma data de necessidade, então agrupa com a mesma;
Geração de ordens de produção
A Ordem de produção gerada pelo MRP tem as seguintes características:
- sugerida
- DtFixa = ‘N’: a Ordem de produção é criada com data móvel
- quantidade necessária, ajustada pelo lote (vide ajuste de lote, abaixo)
- QtFixa = ‘N’: a Ordem de produção é criada com quantidade móvel
Agrupamento de Ordens de Produção
Se o item não é de estoque, ie se é produzido especificamente para cada pedido, e existir uma outra Ordem de produção com (qt_fixa = false), mesma data de necessidade, e mesmo item de pedido de venda, então acumula as quantidades na Ordem de produção existente;
Se é de estoque e existir uma outra Ordem de produção com (qt_fixa = false) e mesma data de necessidade, então acumula as quantidades.
Como garantir que o MRP não irá agrupar Solicitações de Compra e Ordens de Produção?
Se, no cadastro do item, a opção “MRP cria e reserva Solicitações de compra/Ordens de Produção por item de pedido de venda” estiver marcada, o MRP irá sugerir Solicitações de compra e Ordens de Produção individuais para atender diferentes pedidos de venda.
Ajuste das quantidades de Solicitações de Compra e Ordens de Produção pelo lote
O ajuste das quantidades depende das seguintes propriedades do item:
- ponto de ressuprimento: quando o estoque atual chega no ponto de ressuprimento, deve ser comprado mais, para que, quando o material da compra chegar, o estoque não chegue a ficar inferior ao estoque minimo (o ponto de ressuprimento é superior ao estoque mínimo).
- estoque mínimo: quando, pela previsão do MRP, o estoque chega ao estoque mínimo, então tem-se a data de necessidade para a chegada de uma compra, que, naturalmente, deve ser efetuada “prazo de aquisição” dias antes dessa data, de forma que, quando a data chegar, o estoque esteja efetivamente acima o mínimo.
- lote mínimo
- múltiplo
Depende também do estoque atual e do estoque projetado em datas futuras, na ficha-futura.
- na data atual (hoje):
QuantNecessaria = MAX (ponto de ressuprimento – estoque atual, estoque mínimo – estoque atual, 0)
- em datas futuras:
QuantNecessaria = MAX (estoque mínimo – estoque projetado, 0)
- ajustando para o lote de compra ou produção
QuantNecAjustada = MAX ( QuantNecessaria, lote mínimo)
- finalmente, ajusta-se para o múltiplo imediatamente superior. Por exemplo, se QuantNecAjustada = 103, e múltiplo = 20, a quantidade a comprar ou a produzir será 120.
Solicitações de compra, Itens de pedidos de venda e Ordens de produção com data fixa, atrasadas (data de produção >= data da necessidade)
Conforme acima, se a Solicitação de compra, item de pedido de venda ou Ordem de produção tem a data móvel, e atendem um único consumo, então a sua data de necessidade se movimentará para o dia útil imediatamente anterior ao dia do consumo.
Se tem a data fixa, então haverá um atraso na disponibilidade dos material, mas não será criada outra Solicitação de compra, item de pedido de venda ou Ordem de produção para atender a necessidade.
MRP de um único item de pedido de venda
Apagam-se todos os vínculos dos itens considerados pelo MRP, portanto um estoque considerado por um item de pedido pode ser “roubado” por um pedido com data anterior.
A “rodagem parcial” do MRP só funciona se os insumos (materiais e ordens de produção) necessários para um item de pedido A forem reservados para este item de pedido A. Senão, correm o risco de serem “roubados” por outro item de pedido B cujas necessidades de material sejam anteriores às do item de pedido.
Ou seja, ao se rodar isoladamente o MRP dos item de pedido A e B, um de cada vez, o MRP pode indicar que determinado material existe em quantidade suficiente para A e B, quando na realidade existe apenas para um deles.
Já reservando-se determinado material para um item de pedido A, este mesmo material deixa de ser considerado para atender as necessidades de outros itens de pedidos.
Diagnóstico do tratamento de um item pelo MRP
Atualmente, este diagnóstico está visível apenas para usuários-mestre (pessoal interno da MAXIPROD).
Na grade de itens, menu “Ações”, aparecem as seguintes funções:
- MRP do item
- MRP do item com log
- MRP geral com log do item selecionado
O log é uma gravação da ficha futura, antes e depois do recálculo.