Ajuda

Como utilizar estados configuráveis em ordens de produção?

No ERP MAXIPROD, pode-se criar e gerenciar estados configuráveis, ou seja, personalizados pelo usuário, para acompanhar cada fase do processo produtivo. Esses estados permitem adaptar o fluxo de trabalho às necessidades da sua empresa.

Cada uma dessas variáveis de estado é configurável por um conjunto de opções, onde cada opção corresponde a um estado. Os estados configuráveis poderiam ser chamados de estados personalizados, permitindo que o usuário crie a descrição que preferir. Por exemplo, em vez de usar somente estados padrão como “A produzir” ou “Cancelada”, pode-se definir etapas como:

  • Aguardando matéria-prima
  • Qualidade em análise
  • Pronto para expedição
  • Aguardando embalagem

Observação: para criar estados configuráveis, são necessárias as permissões “VLOP000 – Consultar valores de opção” e “VLOP001- Inserir e editar valores de opção” no perfil de acesso do usuário. Para excluir estados configuráveis, é necessária a permissão “VLOP002 – Excluir valores de opção”. Veja como inserir permissões no perfil de acesso, clicando aqui.

Para criar estados configuráveis nas ordens de produção:

1) Vá ao menu “Produção > Cadastros > Estados de ordem de produção”.

2) Na tela de estados de ordem de produção, clique no botão verde “Novo”.

3) Será aberta a tela de edição do valor do conjunto de opções correspondente aos estados configuráveis da ordem de produção. Preencha o campo “Descrição” e clique no botão verde “Salvar”.

4) Repita esse processo até cadastrar todos os estados desejados.

5) Após cadastrar os estados da ordem de produção, pode-se classificar cada ordem de produção conforme esta lista. Para classificar, entre na edição do registro clicando no ícone lápis laranja.

6) Selecione o estado no campo “Estado configurável”.

7) Clique no botão verde “Salvar” ou “Salvar e fechar” para gravar as alterações.

8) Os estados configuráveis podem ser usados para filtrar os registros em tela. Veja como personalizar a visualização das telas, clicando aqui.

Veja também: