Para determinado estoque não ser considerado pelo MRP, é necessário atribuir-lhe um nível de qualidade que não seja considerado pelo MRP. Para isso, faça as seguintes configurações:
1) Acesse o menu superior “Qualidade > Cadastros > Níveis de qualidade de estoque”.
2) Clique no botão verde “Novo” para criar um novo nível de qualidade ou clique no ícone do lápis para editar um nível de qualidade cadastrado. Na janela que será aberta desmarque a opção “É considerada no MRP”. Clique no botão verde “Salvar” para guardar a alteração.
Obs.: o parâmetro “Disponível”, se marcado, faz com o estoque com este nível de qualidade seja considerado disponível para movimentações, tais como saída por emissão de nota fiscal, saída por movimentação manual ou baixa para ordem de produção.
3) Atribua este nível de qualidade aos estoques que não devem ser considerados pelo MPR.
a) Para atribuir este nível de qualidade a um registro de estoque, acesse “Estoque > Estoque”. Selecione o(s) registro(s) de estoque, clicando sobre a sua linha, e a seguir acesse o submenu “Ações > Inspecionar selecionado(s)”.
b) Na janela que será aberta, preencha o campo “Qualidade” com o nível de qualidade que não é considerado pelo MRP, e clique no botão verde “Salvar”. Pronto, este estoque não será considerado pelo MRP (enquanto tiver este nível de qualidade).
4) Assim que o estoque estiver disponível e puder ser considerado pelo MRP, faça nova inspeção e altere o campo “Qualidade” para um nível de qualidade considerado pelo MRP ou deixe o campo “Em branco”.
Veja também: