O Excel oferece funcionalidades auxiliares para diversos processos e necessidades. Em algumas situações, surge a necessidade de calcular a duração de um intervalo de tempo com base em horários de início e término.
Esta página mostra:
Exemplo
a) Em um relatório personalizado de “Ordem de Manutenção“, existem os campos “Data de Início” e “Data de Término“, com as tags correspondentes (que fornecerão as datas). O campo “Tempo Total” deve ser configurado para retornar o intervalo de tempo decorrido entre o início e o término da ordem.
Como calcular o intervalo de tempo entre duas datas ou horários?
Observação: para utilizar este procedimento em um relatório personalizado do ERP MAXIPROD, é necessário que as tags relacionadas aos horários/datas de início e término do processo já estejam configuradas.
No entanto, este procedimento também é aplicável quando não se trata de um relatório personalizado, onde as datas já estão inseridas na planilha.
1) No campo no qual será realizado o cálculo, insira “=” e selecione o campo que representa a data inicial, subtraindo o campo que representa a data final, como mostra a imagem abaixo.
2) Em seguida, clique com o botão direito do mouse no campo que a subtração foi realizada e clique na opção “Formatar cédulas“.
3) Agora, clique na opção “Personalizado“, selecione o tipo de formatação “[h]:mm:ss” e clique em “Ok“, como mostra a imagem abaixo.
4) A seguir, salve o relatório e prossiga com a importação ao sistema, caso necessário. Veja como importar um relatório personalizado para o ERP MAXIPROD clicando aqui.
5) Assim, ao inserir uma data de início e término, o campo que representa o intervalo calculará a diferença, exibindo as horas, minutos e segundos decorridos entre as duas datas.
- Observação: além de calcular o intervalo entre datas, o campo também calcula o intervalo entre horários isoladamente ou datas e horários combinados, conforme exemplificado abaixo.
Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também: