Por mais que você automatize boa parte das rotinas através do ERP MAXIPROD, o processo de faturamento da empresa sempre passa por intervenções humanas, e, portanto, está suscetível a erros.
A legislação permite diferentes formas de corrigir estes erros da emissão de documentos fiscais eletrônicos, que variam conforme o segmento e as opções disponíveis em cada Unidade Federativa. No entanto, dependendo do motivo do pedido, a alternativa é cancelar a nota fiscal. Porém, existem situações onde o cancelamento da NF-e ocorre pelo fato do destinatário ter desistido ou recusado a compra.
1) Quando uma NF-e é cancelada através do ERP MAXIPROD a situação da nota passar a ser “Cancelada”. Mas é importante ficar atento se o estado da nota também passou a ser “Cancelada”, pois enquanto a “Situação” reflete o status da nota na Sefaz, o “Estado” reflete o status da nota no sistema. Logo, apenas notas fiscais com estado “Cancelada” tem as movimentações e lançamentos anulados aqui no sistema.
2) Se a nota está com estado “Cancelada”, significa que as movimentações e lançamentos foram anulados, e o estado dos itens do pedido de venda vinculados aos itens da nota também retornou ao estado anterior. Logo, o pedido de venda retornou ao estado “Aprovado” ou “Faturado c/ entrega futura” caso já estivesse “Faturado”.
3) Porém, é importante ressaltar que permanecem o vínculo entre os itens do pedido e os itens da nota fiscal cancelada, portanto, não é possível excluir pedido de venda referenciado por nota fiscal cancelada.
4) Existem aqui algumas alternativas conforme o contexto do cancelamento da NF-e:
a) Se a NF estiver sido cancelada por alguma falha de preenchimento, mas haverá a emissão de uma nova nota fiscal, basta retornar ao pedido de venda e realizar novo faturamento.
b) Em situações onde a NF tenha sido cancelada por conta de cancelamento da venda, é importante cancelar também o pedido de venda, para isso acesse:
- Menu “Vendas” > opção “Pedidos de venda”.
- Marque a caixa de seleção do pedido de venda que deseja cancelar.
- Acesse “Ações > Cancelar pedidos de venda selecionados”.
- Ou edite o pedido de venda e vá em “Ações > Cancelar pedido”.
c) Se a nota cancelada está vinculada apenas há algum(ns) item(ns) do pedido e não será emitida nova nota para aquele item do pedido, logo o pedido por completo não será cancelado, o caminho é concluir manualmente apenas o item do pedido. Ou cancelar o pedido e em seguida duplicar, criando um novo pedido apenas com os itens que serão faturados.
Para concluir manualmente o item do pedido, acesse:
- Menu “Vendas” > Opção “Pedidos de venda”.
- Clique no ícone do lápis ou dê um duplo clique para abrir a tela de edição do pedido de venda onde está o item que deseja concluir manualmente.
- Selecione o(s) item(ns) que deseja concluir manualmente e vá em “Ações > Concluir itens selecionados”. Esta ação forçará apenas o estado dos itens selecionados para faturado.
Para duplicar o pedido de venda, acesse:
- Menu “Vendas” > opção “Pedidos de venda”.
- Marque a caixa de seleção do pedido que deseja duplicar.
- Vá em “Ações > Duplicar os registros selecionados”.
4) Se precisar de mais informações, fale com o suporte da Maxiprod.
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