Em operações entre empresas (B2B), o comprador pode solicitar que os campos “Pedido do cliente” tag (xPed) do XML e “Item do pedido do cliente” tag (nItemped) do XML sejam preenchidas em NFs. O preenchimento destes campos facilita a importação das notas no sistema de gestão do comprador, sendo que por meio dessa informação, o sistema consegue vincular o pedido de compra emitido pelo comprador com a NF emitida pelo vendedor.
Estes campos são comuns em notas de compra e venda de produtos/mercadorias (Modelo 55 – NF-e), podendo também ser utilizado em casos de notas conjugadas, que consistem basicamente em NF-es com especificação de produtos e serviços em conjunto. Há um tempo, por exemplo, todas as notas de serviço emitidas no Distrito Federal eram notas conjugadas, e abriam a possibilidade de preenchimento dos campos “xPed” e “nItemped”, caso fosse requisitado pelo tomador de serviços. Porém, recentemente o Distrito Federal passou a disponibilizar notas de serviço modelo A100, portanto, atualmente não há conhecimento de nenhum município que tenha padrão de notas de serviço que aceite “xPed” e “nItemped” em suas NFS-es.
O ERP MAXIPROD permite o preenchimento desses campos durante a geração de notas fiscais (Modelo 55). Para preenchimento dos campos “xPed” e “nItemped” em notas fiscais de produtos e mercadorias, o usuário deverá preencher os seguintes campos na edição do item da nota.
- Edição do item da nota > aba “Pedido do cliente” > campos “Pedido do cliente” e “Item (nº)”, respectivamente. Para preencher apenas o campo “Pedido do cliente”, basta deixar o campo “Item (nº)” em branco.
Exemplo de XML de NF-e (modelo 55) com as tags “Xped” e “nItemped” no grupo “prod”: