Ajuda

Qual é a diferença entre “Estado” e “Situação” das notas fiscais?

O “Estado” de uma nota fiscal indica sua posição no sistema ERP MAXIPROD. Os estados possíveis para uma NF-e são: “Digitação”, “Emitida”, “Recebida”, “Cancelada” e “Inutilizada”.

  • Digitação: é o estado na qual a NF é criada inicialmente, onde todos ou a maioria dos campos estão disponíveis para edição. Neste estado o usuário pode editar diversos campos do documento livremente. Notas fiscais neste estado não são consideradas ao gerar as apurações e escriturações (Speds).
  • Emitida: é o estado da NF-e após a emissão concluída com sucesso. Este estado não gera nenhum registro na Sefaz, apenas lançamentos contábeis e movimentações de estoque. É a posição após o usuário efetivar aquilo que foi digitado no documento.
  • Recebida: é o estado para notas fiscais de entrada emitidas por outra empresa contra a “Minha empresa” logada e recebidas no sistema, gerando contas a pagar e/ou movimentações de entrada no estoque. Após o recebimento da NF, os lançamentos contábeis e movimentações de estoque são gerados.
  • Cancelada: é o estado para notas fiscais autorizadas na Sefaz, mas canceladas posteriormente, e que tiveram o estado atualizado internamente no sistema. Notas com estado “Cancelado” tem os seus lançamentos e movimentações anuladas.
  • Inutilizada: é o estado para numerações de notas fiscais inutilizadas na Sefaz. Ou seja, numeração que nunca foi e nunca poderá ser utilizada por aquela empresa junto à Sefaz. Para saber mais sobre inutilização, clique aqui.

A “Situação” de uma nota fiscal indica sua posição na Sefaz. As situações possíveis para uma NF-e são:

  • Não enviada:  NFs que não chegaram a ser transmitidas para a Sefaz, mesmo que emitidas no sistema.
  • Autorizada:  NFs com autorização pela Sefaz, com validade jurídica. Possuem “Chave de acesso”, “Protocolo de autorização”, “Lote” e “XML assinado digitalmente”.
  • Cancelada:  NFs autorizadas pela Sefaz, mas depois canceladas.
  • Inutilizada:  numerações de NFs inutilizadas na Sefaz. Ou seja, numeração nunca foi e nunca poderá ser utilizada por aquela empresa junto à Sefaz. Para saber mais sobre inutilização, clique aqui.
  • Denegada: NFs na quais a Sefaz identificou irregularidades fiscais por parte do emitente ou do destinatário. A numeração de uma nota denegada não pode ser utilizada novamente naquela série fiscal. Para saber mais sobre notas denegadas, clique aqui.
  • Rejeitada: NFs que não atenderam alguma regra de validação da Sefaz. A NF-e rejeitada pode ser reenviada após a correção do erro. Para saber mais sobre rejeições de NF-e, clique aqui.
  • Em processamento:  NFs em processamento pela Sefaz, ainda sem retorno. Os retornos possíveis são: autorização de uso, rejeição ou denegação. Para saber mais sobre notas em processamento, clique aqui.

Portanto, enquanto o “Estado” de uma nota fiscal indica sua posição no ERP MAXIPROD, a “Situação” de uma nota fiscal indica sua posição na Sefaz.

Veja também: