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Como faturar um pedido de venda?

Faturar um pedido de venda significa processar e formalizar a transação comercial, gerando uma nota fiscal. Esse procedimento confirma a conclusão da venda, incluindo informações sobre os produtos ou serviços fornecidos, quantidades, preços e outros termos acordados. Vejamos abaixo como faturar pedidos de venda no ERP MAXIPROD:

1) Acesse o menu “Vendas > Pedidos de venda”.

2) Identifique o pedido a faturar e clique no ícone “lápis laranja” para abrir sua edição.

Observação: caso seja necessário faturar mais de um pedido de uma vez, siga o passo a passo abaixo:

a) Selecione os pedidos que serão faturados através da caixa de seleção e acesse o menu “Ações > Faturar pedidos de venda selecionados”.

b) Clique em “Sim” na mensagem de confirmação exibida.

c) A seguir, é exibida uma mensagem de “Resultado”, contendo as informações dos pedidos faturados ou não, e os respectivos motivos.

d) Quando usada a opção “Ações > Faturar pedidos de venda selecionados”, cada pedido resulta na criação de uma NF no estado de “Digitação”, contendo os itens vinculados ao pedido. Para consultar as NFs geradas, acesse o menu “Vendas > Notas Fiscais”, e elas serão exibidas em uma grade.

3) A seguir, vá até o final da tela e clique no botão “Faturar este pedido”.

Observação: pode-se faturar apenas alguns itens do pedido, selecionando-os através da caixa de seleção, clicando no ícone preto “Seta para baixo” do botão “Faturar este pedido” e na opção “Com os itens selecionados”.

4) É aberta a tela de edição da NF gerada a partir do pedido. O vínculo entre os itens e o pedido estará visível na coluna “Pedido de venda“, como mostra a imagem abaixo.

5) Após a emissão da NF, o estado do pedido de venda passará para “Faturado“.

Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.

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