Esta notificação é geralmente apresentada quando há rejeição de uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), indicando que a alíquota de um imposto deveria estar preenchida com um valor maior do que zero. Vejamos abaixo como resolver esses casos.
1) Na tela de edição da NF que apresentou o problema, clique no ícone “lápis laranja” do item.
2) A seguir, verifique qual imposto está sendo tributado com a alíquota zero (como o IPI neste exemplo) e clique no ícone “lápis laranja” para abrir sua edição.
3) Insira a alíquota desse imposto.
- Observação: para verificar que o valor foi calculado conforme a alíquota e base de cálculo, acesse o menu “Ações > Tornar livre/recalcular” e insira novamente a base de cálculo e alíquota. O valor será recalculado, com base na alíquota e base de cálculo.
4) Feito isso, clique no botão verde “Salvar”.
5) Salve o item através do botão cinza “Salvar e fechar“, repita o processo para os demais itens que tenham a alíquota do imposto zerada e reenvie a NF.
- Observação: pode-se pré-definir essa parametrização na Operação Fiscal. Para isso:
a) Na tela de edição da NF, clique no ícone “lápis laranja” ao lado do campo “Natureza da operação” para abrir a tela de edição da Operação Fiscal.
b) A seguir, clique na aba “Inicialização dos impostos“.
c) Agora, clique no ícone “lápis laranja” do imposto que apresentou o problema.
d) Clique na aba “Mais campos“, marque a opção “Fixar alíquota“, informe a alíquota e clique no botão verde “Salvar“.
e) Salve a operação fiscal através do botão verde “Salvar”.
Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também: