Existem diversos motivos que explicam o porquê do valor total cobrado, em uma nota fiscal, não estar conforme o seu valor total. Abaixo, estão listados motivos comuns dessa diferença.
Esta página de ajuda mostra:
- O campo “Com pagamento” não está habilitado
- O campo “Este item recebe frete, seguro e outras despesas informados nos totais da nota fiscal” não está habilitado
- A condição de pagamento está fixa
- A nota possui impostos retidos
O campo “Com pagamento” não está habilitado
Caso um dos itens de uma nota fiscal não esteja com o campo “Com pagamento” habilitado, ele não será incluído na cobrança.
1) No exemplo abaixo, o valor total da nota é de R$ 2.240, mas somente R$ 767,12 está sendo cobrados.
2) Para confirmar se um item está sendo cobrado, edite-o, clicando no ícone do lápis.
3) Expanda a aba “Pagamento”.
4) Verifique se o campo está marcado pela sua caixa de seleção. Se não estiver, e o valor total do item deve ser considerado nos títulos da nota fiscal, marque o campo, pela caixa de seleção, e clique em “Salvar”.
5) Observe que no exemplo dado, o valor da cobrança foi alterado para o mesmo valor da nota.
O campo “Este item recebe frete, seguro e outras despesas informados nos totais da nota fiscal” não está habilitado
Quando informamos frete, seguro e/ou outras despesas nos totais da nota, é preciso informar pelo menos um item para ratear este valor. Caso queira saber mais sobre o rateamento de frete, seguro e outras despesas, clique aqui.
1) No exemplo abaixo, podemos observar que o frete não está sendo incluso no valor total da nota.
2) Para confirmar se um item está reateando este valor, edite-o, clicando no ícone do lápis.
3) Expanda a aba “Frete e outros campos”.
4) Marque o campo e clique em “Salvar”.
5) Se ao menos um item estiver com este campo habilitado, poderá observar que o valor do frete, seguro e/ou outras despesas estará incluso no valor total da nota.
A condição de pagamento está fixa
Quando a condição de pagamento é “Fixa”, o sistema tornará livre a edição das parcelas, incluindo o seu valor. Isso pode causar situações onde o valor da cobrança não é o mesmo que o valor total da nota.
1) No exemplo abaixo, o valor da primeira parcela foi alterado, mas, devido à condição de pagamento “Fixa”, o valor das demais parcelas não é recalculado;
2) Somando do valor das três parcelas (R$ 2.613,33), podemos observar que não é o mesmo valor do total da nota (R$ 2.240,00);
3) Para corrigir esta situação, é preciso ou alterar manualmente o valor das demais parcelas;
4) Ou alterar a condição de pagamento. Para saber como este campo pode ser preenchido, clique aqui.
A nota possui impostos retidos
Se for informado impostos retidos na NF-e, o valor considerado nos títulos de cobrança será o valor líquido da nota, ou seja, sem a inclusão das retenções. Esta visualização é esperada no sistema, porque ele diferencia o valor que será recebido ou pago pela empresa, do valor das retenções a serem pagas ou recebidas.
1) Na cobrança da nota fiscal, é possível consultar a diferença entre o valor retido e o valor líquido.
2) Na tela acessada pelo menu “Financeiro > Contas a receber” ou “Financeiro > Contas a pagar”, o título gerado pela nota mostrará o valor líquido.
3) Para consultar o valor das retenções, acesse a tela “Financeiro > Retenções de contas a receber” ou “Retenções de contas a pagar”.
Para saber mais sobre, clique aqui.
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