A ideia central de um relatório de Curva ABC é classificar elementos (como clientes, itens, fornecedores) por ordem de importância ou impacto, geralmente com base em valores acumulados, como faturamento, quantidade comprada, lucro, volume movimentado, etc.
Esta página mostra:
O que é a Curva ABC?
A Curva ABC se baseia no princípio de pareto (80/20), que indica que:
- Classe A: uma pequena porcentagem dos elementos representa a maioria do valor total. Ex: 20% dos produtos representam 80% do faturamento.
- Classe B: representa um valor intermediário.
- Classe C: a maioria dos elementos tem impacto menor no total.
Como funciona?
1) Os elementos de análise são ordenados em ordem decrescente do critério (do maior para o menor). Ex.: Em um relatório de faturamento por cliente, os elementos são os clientes e o critério é o valor faturado.
2) Cálculo do percentual individual. Ex: No faturamento por cliente, cada cliente representa um percentual sobre o valor faturado total.
3) Cálculo do percentual acumulado. Ex.: É a soma dos percentuais individuais a cada linha.
4) Classificação das faixas. Ex.: Divisão dos elementos com base no percentual acumulado, são definidas as faixas:
- A: elementos onde o percentual acumulado é menor ou igual a 80%.
- B: elementos onde o percentual acumulado é maior que 80% e menor ou igual a 95%.
- C: elementos onde o percentual acumulado é maior que 95%.
5) Resumo geral. Nele, são agrupadas as quantidades referentes a cada classificação (A, B e C) e seus valores totais.
Exemplo prático
Como exemplo para análise, usaremos o relatório “Curva ABC de faturamento por cliente”. Neste relatório, o elemento de análise são nossos clientes e o critério é o valor faturado para cada um.

Nos relatórios de faturamento, somente as notas emitidas cuja operação fiscal é igual a “Faturamento” e que não foram devolvidas ou canceladas, são consideradas. As informações apresentadas são:
- Cliente: destinatário da NF.
- Valor: valor total da NF.
- Ex.: foi vendido um total de R$ 230.400,00 para o “Açougue Don João”.
- Percentual do cliente: quanto o valor individual do cliente representa considerando o total faturado.
- Ex.: considerando o total vendido para todos os clientes de R$ 399.329,65, o “Açougue Don João” foi responsável por 57,7% do valor (R$ 230.400,00).
- Percentual acumulado: soma do percentual do cliente a cada linha.
- Ex.: ao somarmos o percentual do cliente “Açougue Don João” (57,7%) com o percentual do cliente “Café da Esquina” (29,13%), temos o percentual acumulado por linha de 86,82%.
- Classificação ABC: faixa de impacto do cliente
- Ex.: considerando o percentual acumulado de 86,82% do cliente “Café da Esquina”, podemos definir ele como faixa B (Entre 80% e 95%), conforme explicado aqui.
O resumo mostra:
- Temos 1 de 10 clientes na faixa A (9,1%), com valor faturado de R$ 230.400,00.
- Temos 1 de 10 clientes na faixa B (9,1%), com valor faturado de R$ 116.308,00.
- Temos 8 de 10 clientes na faixa C (81,8%), com valor faturado de R$ 52.621,65.
Modelos disponíveis de Curva ABC
1) Tela de Notas fiscais (Acesse “Vendas > Notas fiscais > Imprimir/exportar”).
- Curva ABC de faturamento por cliente.
- Curva ABC de faturamento por item.
2) Tela de Itens das notas fiscais (Acesse “Vendas > Itens das notas fiscais > Imprimir/exportar”).
- Curva ABC dos itens por grupo.
3) Tela de Pedidos de venda (Acesse “Vendas > Pedidos de venda > Imprimir/exportar”).
- Curva ABC de vendas por cliente.
- Curva ABC de vendas por item.
4) Tela de Notas fiscais recebidas (Acesse “Compras > Notas fiscais recebidas > Imprimir/exportar”).
- Curva ABC dos fornecedores – NFR.
5) Tela de Pedidos de compra (Acesse “Compras > Pedidos de compra > Imprimir/exportar”).
- Curva ABC de compras por cliente.
- Curva ABC de compras por item.
- Curva ABC dos fornecedores.
6) Tela de Estoque (Acesse “Estoque > Estoque > Imprimir/exportar”).
- Curva ABC.
7) Tela de Estoque Agrupado (Acesse “Estoque > Estoque Agrupado > Imprimir/exportar”).
- Curva ABC.
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