No cadastro dos itens, é possível escolher um tipo de baixa que será utilizado ao consumir os insumos em uma ordem de produção. A baixa por explosão, se caracteriza como uma baixa automática. Nessa página, abordaremos o funcionamento, configuração e exemplo dessa funcionalidade.
Essa página mostra:
O que é?
Quando utilizamos a baixa por explosão, os insumos são baixados a cada conclusão parcial ou total de cada operação da OP, proporcionalmente à quantidade concluída dessa operação.
Exemplo:
- OP n.º 134 de 100 un do item “PROD-0001”.
- A cada 1 un do item “PROD-0001”, é utilizado 2 kg do item “INGRED-0003”.
- É feita a conclusão de 20 un da OP n.º 134.
- 40 kg devem ser baixados do insumo “INGRED-0003”.
Com a baixa por explosão, o sistema calcula automaticamente, a quantidade de 40 kg a ser baixada do item “INGRED-0003”, evitando assim, erros na informação do estoque baixado.
Como configurar?
A baixa por explosão aproveita somente o estoque associado a conta contábil de estoque cuja opção “Permite baixa por explosão” está marcada. Ou seja, para um insumo ser baixado por explosão, é necessário atender 2 condições:
- Item configurado para “Baixa por explosão”.
- Conta contábil do estoque de origem do material configurada para “Permite a baixa por explosão”.
1) Para configurar o item, acesse o menu “Itens > Itens”.

2) Clique duas vezes sobre o item ou através do ícone de “lápis laranja” para edição. Abra o submenu “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento”.
3) No campo “Baixa”, selecione a opção “Por explosão” e clique em “Salvar e fechar”.

4) Acesse o menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”.

5) Busque a conta na qual os itens serão alocados no estoque e clique duas vezes sobre a linha, ou no ícone de “lápis laranja” para editar.
6) Na janela de edição da conta contábil, habilite a caixa de seleção “Permite baixa por explosão”, após isso, clique em “Salvar”.

Como funciona?
Ao entrarmos na tela de edição de uma ordem de produção, na seção de “Insumos” há uma coluna chamada “Baixa por explosão”.

Essa coluna indica se há ou não a baixa por explosão e se há estoque disponível, conforme:
- Sem círculo: o item não está cadastrado para ter baixa por explosão.
- Círculo vermelho: não há estoque suficiente disponível para baixa por explosão.
- Círculo amarelo: existem múltiplos estoques disponíveis para baixa por explosão. Múltiplos estoques podem significar lotes, endereços de estoque, níveis de qualidade ou contas de estoque diferentes.
- Círculo verde: existe um único estoque suficiente para baixa por explosão.
Observação: em alguns casos, há o estoque disponível, mas a conta contábil de estoque na qual ele está alocado, não permite a baixa por explosão. Isso resultará em um estoque indisponível (círculo vermelho) na ordem de produção. Para configurar corretamente, veja o passo aqui.
Conclusão parcial da ordem de produção
Ao concluirmos parcialmente uma OP, o sistema faz o cálculo da quantidade equivalente a ser baixada. A coluna “Qt. a baixar” mantém em aberto a quantidade equivalente para o restante a ser produzido.

Estoque indisponível
Caso o usuário tente concluir parte ou totalmente uma ordem de produção, tendo quantidade insuficiente para baixa por explosão, o sistema irá barrar a ação e apresentará a seguinte mensagem:
“Atenção: Quantidade insuficiente para baixa por explosão do insumo Item. Quantidade necessária: X. Quantidade disponível para baixa por explosão: X.”

Observação: quando um insumo é insuficiente, o processo de baixa de todos os outros insumos e da conclusão da ordem de produção são barrados.
Estoque múltiplo
Quando temos múltiplos estoques disponíveis para a baixa por explosão, o critério de preferência do item é o critério FEFO “first expired, first out”, (ou em português PVPS – “primeiro a vencer, primeiro a sair”). Caso queira conferir mais a respeito do critério utilizado, clique aqui.
Ainda que o sistema siga o critério descrito anteriormente, é permitido que o usuário escolha o lote a ser baixado, utilizando o ícone de “Seta verde para baixo”, que abrirá a janela “Seleção dos lotes da baixa de insumos da OP”.

Caso tenha alguma dúvida, fale com o suporte.
Veja também:
