A finalidade de uma conta contábil indica as funcionalidades e situações nas quais a conta contábil é usada. Por exemplo: se uma conta contábil é usada no recebimento de um valor, apenas contas de finalidade “Caixa/Banco (Ativo)” podem ser usadas. O conjunto de finalidades é fixo, não configurável.
As finalidades atualmente usadas são:
- Estoque
- Despesa
- Receita
- Imobilizado
- Recebimento
- Pagamento
- Adiantamento recebido
- Adiantamento pago
- Título a receber
- Título a pagar
- Caixa, Bancos
- Estoque próprio em poder de terceiro
- Estoque de terceiro em poder próprio
- Estoque de terceiro em poder de terceiro
- Saídas
- Entradas
- Compras para estoque
- Outras contas
Contas contábeis de estoque
São as contas que tem as finalidades “Estoque”, “Estoque próprio em poder de terceiro”, “Estoque de terceiro em poder próprio” e “Estoque de terceiro em poder de terceiro”.
Para que se tenha um estoque com quantidade é necessário que a conta tenha uma das 4 finalidades acima.
A diferença entre essas contas se dá na hora de uma entrada ou saída de estoque. Se uma conta for “em poder de terceiros”, por exemplo, ao selecioná-la será aberto um novo campo para definir quem é o terceiro. O mesmo ocorre para estoque “de terceiro”. Isso ocorre em movimentações manuais, recebimentos, saídas, etc.
Checkbox “Pode ser usada em movimentação de estoque”, apelidos das contas
O que define se movimentações de estoque podem ser feitas de/para uma conta é o checkbox “Pode ser usada em movimentação de estoque”.
O campo Apelido é visível apenas em contas que tem esse checkbox marcado, sendo obrigatório seu preenchimento.
No entanto, para ter esse checkbox marcado, a conta não precisa ser “de Estoque”. Por exemplo as contas “Custo das mercadorias vendidas (CMV)”, “Saída manual” e “Entrada Manual” tem este checkbox marcado. Estas contas podem ser origem ou destino de uma movimentação, mas não podem ter uma quantidade no estoque.
As contas contábeis do plano de contas padrão tem apelidos pré-definidos, que não podem ser editados.