Ajuda

Propostas de venda

As propostas de venda recebem todos os dados de um futuro pedido, incluindo impostos, frete e condições de pagamento. Se uma proposta é convertida em pedido, conserva todas essas informações.

Veja também:

Uma proposta pode ser composta por:

  • produtos
  • serviços
  • manutenção: a diferença entre um item de venda de serviço e um item de venda de manutenção é que o item de venda de manutenção indica explicitamente um objeto de manutenção (um equipamento, veículo, etc.)

Cada proposta de venda tem uma numeração única por empresa, sendo o número da próxima proposta de venda definido na área de vendas da tela de configuração da empresa.

Veja nesta página:

Como criar uma proposta de venda?

Há duas formas de cadastrar uma proposta: manualmente ou por importação de arquivo Excel.

1) Manualmente:

1.1) Para criar uma proposta, acesse o menu “Vendas > Propostas”.

acesso à tela de propostas de venda

1.2) Clique no botão “Novo”.

1.3) Depois de aberta a janela para a criação da nova proposta, preencha os campos obrigatórios (com o asterisco *), como mostra o exemplo abaixo:

tela nova proposta

1.4) Após finalizar o preenchimento dos campos, clique no botão “Emitir”.

preenchimento dos campos em nova proposta

2) Por importação de arquivo Excel:

O ERP MAXIPROD permite a inclusão em massa de propostas através da importação de arquivo Excel.

2.1) Para importar, vá para o menu “Vendas > Propostas”.

acesso à tela de propostas de venda

2.2) Na tela de propostas, clique no menu “Ações > Importar de arquivo Excel”.

tela propostas de venda - Importar de arquivo Excel

2.3) Na nova janela aberta, execute o passo 1, baixando a planilha modelo de importação de propostas.

planilha modelo de importação de arquivo excel

2.5) As colunas marcadas com * são de preenchimento obrigatório.

2.6) Selecione a planilha com os dados inseridos e importe-a, clicando no botão “Importar”.

2.7) Feito. Uma ou mais propostas foram importadas.

Como preencher a planilha de importação de propostas de venda?

Veja a seguir como preencher cada uma das colunas da planilha de importação de propostas:

  • Nova proposta: campo obrigatório que define se será criada uma nova proposta. Deve ser preenchido com “S” ou “N”, onde:
    • S: usa a linha para inserir um novo pedido
    • N: usa somente os dados dos itens

Exemplo: deseja-se criar uma nova proposta com dois itens. A primeira linha com o primeiro item terá este campo preenchido com ‘S’, e a segunda com o segundo item será preenchida com ‘N’, assim será criada uma proposta com os dois itens e não uma proposta para cada.

  • Identificador*: campo obrigatório, esta coluna informa os itens que pertencem a uma proposta. Use o mesmo identificador para todos os itens da mesma proposta.

Obs.: mesmo preenchendo com ‘S’ para inserir um novo pedido, é necessário mudar o identificador para indicar que o item informado pertence a uma nova proposta.

  • Referência: este campo é preenchido no campo “Referência” da proposta, usado para controle interno, servindo como informações adicionais que auxiliam na identificação ou associação da proposta a algum evento, transação ou documento interno da empresa.
  • Cliente*: campo de preenchimento obrigatório, informar SOMENTE os números do CNPJ/CPF (sem pontuação), os zeros à esquerda são relevantes.

Exemplo: para 05.282.757/0001-39 informar 05282757000139.

  • Operação fiscal: código da operação fiscal, que deve ser compatível com a UF do cliente. Apesar de não ser obrigatório, deixar de preenchê-lo, em alguns casos, pode causar falha na importação.
  • Tabela de preços: tabela de preços a ser aplicada, opcional.
  • Representante/vendedor: informar somente os números do CNPJ/CPF, no mesmo formato do cliente.
  • Moeda*: moeda da proposta (ex: R$, US$, EUR).
  • Validade da proposta: número em dias de validade da proposta.
  • Forma de pagamento: valores possíveis “À vista, A prazo ou Outros”.
  • Condição de pagamento: informar as condições acordadas (ex: 2x, 0 15 30).
  • Código: código do produto/serviço. Para o sistema identificar o item é necessário o preenchimento do código, mas também é possível informá-lo após a importação.
  • Descrição: se informado, será importado, caso contrário, será usada a descrição do cadastro do item (através do código informado).

Obs.: a descrição do item da proposta, pedido ou nota fiscal pode ser diferente da descrição do cadastro do item.

  • Quantidade*: quantidade do item na unidade de venda, campo de preenchimento obrigatório.
  • Unidade de venda*: unidade de medida (ex: un, kg, cx), campo de preenchimento obrigatório. A unidade de medida deve estar cadastrada no sistema.
  • Valor unitário: preço unitário do item.
  • Valor de desconto: desconto em valor, que será aplicado conforme a configuração da operação fiscal.
  • Valor de frete: valor do frete (aplicação conforme configuração da operação fiscal).
  • Valor de seguro: valor do seguro (aplicação conforme configuração da operação).
  • Valor de outras despesas: outros valores adicionais.
  • Entrega: preenchido conforme a coluna “Tipo de entrega”.
  • Tipo de entrega*: valores possíveis: dias úteis, dias, semanas, data (DD/MM/AA) ou sem prazo.
  • Informações adicionais do produto: detalhes complementares sobre o produto.
  • Observações técnicas: observações sobre o item.
  • Tipo de comissão: valores possíveis: percentual, valor unitário ou valor total.
  • Valor da comissão: interpretado conforme o tipo de comissão selecionado.
  • Pedido do cliente: número do pedido do cliente, se aplicável.
  • Pedido do cliente (Item): item do pedido do cliente.
  • Item (nº) do pedido do cliente: número do item no pedido do cliente.
  • Resultado da importação: preenchido pelo sistema após a importação, informa se a importação foi realizada com sucesso ou indicará o que causou a falha da importação, para correção.

Observações: 

  • Campos marcados com (* – asterisco) são obrigatórios, se não preenchidos ocorrerá falha na importação.
  • Mantenha o mesmo identificador em todos os itens da mesma proposta.
  • O sistema distribuirá automaticamente valores como desconto, frete e seguro conforme configuração da operação fiscal.
  • Certifique-se de que a operação fiscal é compatível com a UF do cliente.
  • O não preenchimento da operação fiscal pode causar falha na importação da proposta.
  • Preste atenção no preenchimento das colunas “Nova proposta” e “Identificador”, de maneira que os valores informados não sejam contradizentes.
  • Se a planilha não for importada, o usuário deve corrigir o motivo do erro (que foi apresentado na planilha de resultado da importação) e importar os dados novamente.

Como converter uma proposta em pedido?

1) Vá ao menu “Vendas > Propostas”.

acesso à tela de propostas de venda

2) Abra uma proposta em estado “Emitida”, clicando no ícone do lápis ou duplo-clicando a linha da proposta.

tela propostas de venda

3) Desça a tela e clique no botão “Criar pedido de venda”.

4) Uma janela de edição de pedido é aberta, já preenchida com dados da proposta.