No ERP MAXIPROD, pode-se criar campos adicionais em pedidos de compra. Estes campos podem ser agrupados, melhorando a visualização e o preenchimento dos pedidos.
Esta página mostra:
- Como cadastrar grupos de campos adicionais nos pedidos de compra
- Como cadastrar campos adicionais nos pedidos de compra
- Como preencher campos adicionais em pedidos de compra
- Funcionamento dos perfis de acesso para consulta e edição
- Relatórios e grupos/campos adicionais dos pedidos de compra
Como cadastrar grupos de campos adicionais dos pedidos de compra
1) Acesse o menu “Compras > Cadastros > Grupos de campos adicionais dos pedidos de compra”.
2) Ao clicar no botão verde “Novo”, é aberta a seguinte janela:
- Código*: preenchimento obrigatório, com um código identificador do grupo.
- Descrição*: preenchimento obrigatório, com a descrição do grupo.
- Perfil de acesso para consultar: restringe a consulta do campo adicional, em um pedido de compra, ao perfil de acesso definido, podendo ser alterado e preenchido conforme desejado.
- Perfil de acesso para editar: restringe a edição do campo adicional, em um pedido de compra, ao perfil de acesso definido, podendo ser alterado e preenchido conforme desejado.
3) Após o preenchimento do grupo, clique no botão verde “Salvar” para criá-lo.
Como cadastrar campos adicionais dos pedidos de compra
1) Acesse o menu “Compras > Cadastros > Campos adicionais dos pedidos de compra”.
a) Pode-se também criar novos campos adicionais a partir de um grupo. Basta abrir a edição de um grupo já cadastrado e clicar no botão verde “Novo”, na grade de “Campos adicionais”.
2) Ao clicar no botão verde “Novo”, é aberta a seguinte janela:
- Grupo*: preenchimento obrigatório, com o código de algum grupo cadastrado em sua empresa.
- Ordem: determina a ordem na qual o campo adicional será listado no grupo.
- Descrição*: preenchimento obrigatório, com a descrição do campo.
- Perfil de acesso para consultar: restringe a consulta do campo adicional, em um pedido de compra, ao perfil de acesso definido, podendo ser alterado e preenchido conforme desejado.
- Perfil de acesso para editar: restringe a edição do campo adicional, em um pedido de compra, ao perfil de acesso definido, podendo ser alterado e preenchido conforme desejado.
- Tipo:
- “Número”: torna o campo de edição livre, para inserção de números.
- “Texto”: torna o campo de edição livre, para inserção de qualquer texto.
- “Data”: torna o campo para informação de data.
- “Conjunto de opções”: deve ser inserido um conjunto de opções pré-cadastrado, resultando em um campo de seleção múltipla.
- “Lista de empresas”: resultará num campo de inserção livre de empresas. Caso desejar limitar as opções possíveis, basta informar um “Tipo da empresa” específico no cadastro do campo adicional.
- “Lista de itens”: resultará num campo de inserção livre de itens. Caso desejar limitar as opções possíveis, basta informar um “Grupo preferencial” no cadastro do campo adicional.
- “Lista de pessoas”: resultará num campo de inserção livre de “Pessoas” pré-cadastradas no assinante.
- “Lista de usuários”: resultará num campo de inserção livre de usuários pré-cadastrados no assinante.
- Valor padrão: se marcado, permite definir um preenchimento padrão para o campo.
3) Após o preenchimento, basta clicar no botão verde “Salvar” para criar o campo adicional, dentro do grupo informado.
Como preencher campos adicionais em pedidos de compra
Após o cadastramento, os grupos e campos adicionais passam a ser exibidos na tela de edição de todos os pedidos de compra, respeitando os perfis de acesso definidos no cadastro do grupo, conforme o tópico “Funcionamento dos perfis de acesso para consulta e edição”.
Cada grupo de campos adicionais aparece como uma nova seção identificada pela descrição do grupo.
1) Utilizando como exemplo o grupo com a descrição “Grupo padrão de campos adicionais dos pedidos de compra” e os campos adicionais vinculados a esse grupo, “Campo adicional 1” e “Campo adicional 2”.
a) Cadastro do grupo com descrição “Grupo padrão de campos adicionais dos pedidos de compra”.
b) Campos adicionais vinculados ao grupo.
2) Na tela de edição do pedido de compra será apresentada a seção com a mesma descrição do grupo e seus campos adicionais.
3) Para editar um campo adicional, o pedido de compra deve estar no estado “Digitação”. Assim, basta clicar na opção “Editar”, presente em cada grupo de campos adicionais.
4) Após preencher os campos desejados, clique no botão verde “Salvar”.
Perfis de acesso na consulta e edição de campos
Ao cadastrar campos adicionais, pode-se definir os usuários que podem visualizar ou editar essas informações, utilizando os campos “Perfil de acesso para consultar” e “Perfil de acesso para editar”, disponíveis no cadastro do grupo de campos adicionais e nos campos adicionais.
Exemplo:
1) Utilizando como exemplo o grupo com a descrição “Grupo padrão de campos adicionais dos pedidos de compra”, os perfis que podem consultar ou editar são preenchidos respectivamente nos campos “Perfil de acesso para consultar” e “Perfil de acesso para editar”.
2) O mesmo é válido para o cadastro dos campos adicionais, no exemplo, “Campo adicional 1”. Os perfis que podem consultar ou editar são preenchidos respectivamente nos campos “Perfil de acesso para consultar” e “Perfil de acesso para editar”.
3) Se nenhum perfil de acesso for informado, os campos adicionais serão exibidos e poderão ser editados por todos os usuários que acessarem o pedido de compra.
4) Para restringir a consulta, preencha o campo “Perfil de acesso para consultar” com o nome do perfil desejado. Por exemplo, se o campo adicional “Campo adicional 1” tiver o perfil “Compras” definido para consulta, apenas usuários com esse perfil poderão consultá-lo.
5) Para restringir a edição, preencha o campo “Perfil de acesso para editar” com o nome do perfil desejado. Por exemplo, se o campo adicional “Campo adicional 1” tiver o perfil “Compras” definido para edição, apenas usuários com esse perfil poderão alterá-lo.
Para saber mais sobre perfis de acesso, clique aqui.
Relatórios e grupos/campos de pedidos de compra
Após a criação dos grupos e campos adicionais, pode-se mostrá-los em relatórios personalizados na tela de “Pedidos de compra”, por meio das tags, automaticamente geradas ao criar o grupo ou o campo adicional.
Tags disponíveis:
- Descrição do grupo de campos adicionais.
- Descrição do campo adicional.
- Valor informado no campo adicional no pedido de compra.
1) Tags do grupo de campos adicionais do pedido de compra.
a) Acesse o menu “Compras > Cadastros > Grupos de campos adicionais dos pedidos de compra”.
b) Abra a edição do grupo desejado e expanda a seção “Tags”.
2) Tags do campo adicional do pedido de compra.
a) Acesse o menu “Compras > Cadastros > Campos adicionais dos pedidos de compra”.
b) Abra a edição do campo adicional desejado e expanda a seção “Tags”.
3) Após identificar a tag desejada, basta copiá-la e colá-la na estrutura do relatório personalizado.
Observação: Essas mesmas tags também podem ser encontradas no dicionário de tags da tela de “Pedidos de compra”. Para saber mais sobre relatórios personalizados, clique aqui.
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