Quando se emitem ou recebem notas fiscais que tem impostos retidos e as retenções não estão sendo geradas, o sistema exibe a mensagem:
“A soma do valor retido em impostos é diferente da soma do valor gerado em retenções. Verifique as duplicatas e retenções geradas para a nota.”
Esta página mostra:
Como verificar se a nota fiscal possui valor retido?
1) Para verificar se a nota fiscal possui valor retido, abra tela de edição da NF ou NF recebida e vá até a seção “Cobrança”.
2) Caso a nota esteja com a opção “Outros” na forma de pagamento, é necessário alterar para “À vista” ou “A prazo” para que o título seja gerado.
3) Com o título da nota gerado, verifique a coluna “Valor retido”.
4) Se o valor retido está informado no título, então são geradas retenções a pagar ou a receber a partir da nota fiscal.
Como corrigir?
1) Se a nota fiscal tem pagamento:
Verifique se os títulos estão sendo gerados corretamente na emissão ou recebimento da nota, para que o título de retenção seja criado corretamente.
Certifique-se de que, na seção “Cobrança”, os títulos da nota estejam gerados corretamente e que a coluna “Valor retido” contenha os valores retidos.
2) A nota fiscal não tem pagamento:
Se a nota não tem pagamento e há imposto retido, é retornada a mensagem que impede sua emissão ou recebimento, pois é necessário existir um título para que as retenções a pagar ou receber sejam geradas.
Nesse caso, é necessário verificar com a contabilidade se a nota tem realmente imposto retido. Se não tiver, remova o imposto retido da nota.
Para saber mais sobre a configuração impostos nas operações fiscais e itens, clique aqui.
Para mais informações, entre em contato com o suporte.
Veja também: