Ajuda

Como consultar os lançamentos contábeis vinculados à DRE?

O ERP MAXIPROD identifica os lançamentos contábeis que compõem a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) em determinado período, permitindo uma análise dos elementos que influenciaram o desempenho financeiro da empresa neste período.

Esta página mostra:

O que é a DRE e como é formada?

O DRE mostra o resultado líquido de uma empresa em um período, considerando as contas de resultados (receitas, custos e despesas) e os lançamentos contábeis associados a essas contas.

Seu valor é estabelecido por linhas identificadas como códigos de aglutinação, vinculados ao cadastro das contas contábeis. Ou seja, os valores da DRE resultam do saldo (crédito/débito) dos lançamentos contábeis das contas vinculadas ao código de aglutinação.

Vejamos abaixo um exemplo prático de estruturação da DRE utilizando códigos de aglutinação:

a) O código de aglutinação “DRE_OUT_REC – (+) Outras Receitas” está vinculado à conta contábil “504 – Outras receitas“. Neste exemplo, esta é a única conta associada a este código de aglutinação.

b) No período de 14/12/23 a 15/12/23, houve um lançamento contábil de crédito nesta conta, no valor de R$ 15.000,00.

c) Na DRE do mesmo período, o valor da linha “Outras Receitas” corresponde a este lançamento contábil, porque o código de aglutinação “DRE_OUT_REC“, corresponde à linha “Outras Receitas” na DRE.

Observação: a ilustração acima é apenas um exemplo. Os códigos de aglutinação, contas contábeis e a estrutura da DRE podem variar, dependendo das configurações predefinidas pela empresa.

Portanto, a elaboração da DRE começa pela relação entre as contas contábeis e o código de aglutinação. Se a conta contábil estiver vinculada a este código, o valor do lançamento contábil efetuado nessa conta é incluído na DRE do período. Portanto, o valor apresentado na DRE será a soma dos lançamentos das contas vinculadas a esse código no período.

O ERP MAXIPROD permite cadastrar ou editar os códigos de aglutinação, bem como o cadastro ou edição das DREs existentes. Para mais informações a respeito, clique aqui.

Como consultar os lançamentos contábeis vinculados à DRE?

1) Acesse o menu “Contabilidade”> Lançamentos contábeis”.

2) A seguir, clique com o botão direito do mouse na descrição “Filtros (clique aqui para configurar)“, e marque o filtro “Código de aglutinação“.

3) Agora, escolha o código de aglutinação correspondente à linha de valor na DRE (neste caso, “Outras Receitas”) e pressione a tecla “Enter” do teclado. Os lançamentos contábeis relacionados ao código de aglutinação selecionado serão exibidos na grade.

Observação: para salvar a exibição da grade e filtros da tela, clique no botão verde “Salvar exibição“.

Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.

Veja também: