A DRE mostra, de forma resumida, o resultado líquido de um intervalo de datas, considerando as contas de resultados (receitas, custos e despesas), segundo o princípio contábil do regime de competência. Este resultado pode ser lucro ou prejuízo.
Todas empresas são obrigadas a elaborar a DRE, com exceção das MEI (Micro Empreendedor Individual). Além disso, as empresas que geram a Sped Contábil (ECD) precisam enviar as informações da DRE, junto com o Balanço Patrimonial.
Cada DRE corresponde a um período, com datas inicial e final, permitindo calcular a DRE mensal, trimestral, anual, etc. A DRE é formada por linhas denominadas códigos de aglutinação.
No cadastro de contas contábeis, pode-se associar um código de aglutinação a cada conta contábil. O valor de cada código de aglutinação corresponde ao saldo (crédito – débito) dos lançamentos contábeis das contas vinculadas ao código, durante o período definido.
O ERP MAXIPROD disponibiliza uma DRE padrão, que pode ser personalizada conforme o plano de contas de cada empresa.
Esta página mostra:
- Como configurar uma DRE?
- Cadastramento da DRE
- Cálculo da DRE
- Como filtrar a DRE por pedido de venda e item de pedido de venda?
Como configurar?
1) Primeiro, é necessário cadastrar os códigos de aglutinação, através do menu “Contabilidade > Cadastros > Códigos de aglutinação”.
2) Estes códigos são divisões e subdivisões da DRE. Assim, são cadastrados os códigos referentes ao “Custo de produtos vendidas”, “Despesas Administrativas”, “Receitas Financeiras”, “Lucro Bruto”, “Lucro/Prejuízo Operacional”, etc.
3) Os códigos de aglutinação são atribuídos às contas contábeis analíticas. Todos os LCs em contas associadas a códigos de aglutinação são considerados na DRE.
4) A atribuição de códigos de aglutinação a contas contábeis é feita através do menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”, editando a conta contábil desejada.
5) Na tela de edição da conta contábil, o campo “Código de aglutinação” tem opções cadastradas previamente.
Como cadastrar a DRE?
1) Uma vez cadastrados os códigos de aglutinação, pode-se criar a tabela de cálculo da DRE, através do menu “Contabilidade > Cadastros > DREs”, que abrirá a grade de DREs.
2) Na grade de DREs, clique no botão “Novo” para criar uma nova DRE.
3) Atribua um nome à DRE no campo “Descrição”. Depois, marque a caixa de seleção “Favorito”, caso esta seja a DRE a ser utilizada para fins fiscais como, por exemplo, a emissão da Sped Contábil (ECD). Feito isto, podemos estruturá-la usando os códigos de aglutinação previamente cadastrados, clicando no botão “Novo”.
4) Na inserção de um código de aglutinação, é definida a ordem de exibição (por exemplo, 1 para “Receitas de Vendas”, 2 para “Outras Receitas”, 3 para “Deduções de Receitas”, etc). Também é definido o grupo ao qual pertence este código: “Receita ou valor que representa incremento do lucro” ou “Despesa ou valor que representa redução do lucro”. Os valores negativos serão “Despesa…”; e os positivos serão “Receita…”
5) Se for definido um campo “Código de aglutinação de nível superior”, então tudo que for calculado para o próprio código de aglutinação também será somado/subtraído ao código de aglutinação de nível superior. Por exemplo:
- atribui-se o código superior “Receita Bruta de Vendas” aos códigos de “Receitas de Vendas”, “Outras Receitas” e “Deduções de Receitas”
- atribui-se o código superior “Lucro Bruto” aos códigos de “Receita Bruta de Vendas” juntamente com “Custos de Produtos Vendidos” e “Despesas de Produtos Vendidos”
6) A imagem abaixo mostra os códigos de aglutinação estruturados da DRE padrão, que é cadastrada no MAXIPROD em todas as assinaturas, no momento de sua criação.
Como calcular?
1) Uma vez cadastrada a DRE, através dos seus códigos de aglutinação, pode-se calculá-la para determinado período, através do menu “Contabilidade > DRE”.
2) Nesta tela, deve-se selecionar uma DRE previamente cadastrada (no campo DRE*) e preencher as datas inicial e final do intervalo de cálculo (no campo “Data”), destacados na imagem. Ao clicar no ícone , a tela é atualizada com os valores calculados de cada código de aglutinação.
3) A imagem abaixo mostra um exemplo de DRE calculada para o ano de 2020, mostrando o “Valor final”, calculado através dos lançamentos contábeis das contas associadas aos códigos de aglutinação no período. Os códigos de aglutinação em negrito correspondem a códigos de nível superior, cujo valor é a soma dos valores dos códigos de aglutinação de nível inferior.
Atenção: todos os exemplos acima são mostrados no assinante de demonstração.
Como filtrar a DRE por pedido de venda e item de pedido de venda?
O ERP MAXIPROD exibe a DRE filtrada por pedido de venda (PV) ou por item de um PV.
1) Para filtrar a DRE por PV ou por item do PV habilite os filtros destacados na imagem abaixo:
Serão apresentados os valores dos lançamentos contábeis do PV, vinculados a contas contábeis do modelo de DRE exibido. A imagem abaixo mostra a associação de um LC com um PV ou com um de seus itens.
Para associar LCs a itens de PV, utilize um dos caminhos a seguir:
a) se o LC é gerado pela emissão da NF, são usados os campos “Pedido de venda” e “Item de pedido de venda”, destacados na imagem abaixo.
b) se o LC é gerado pelo recebimento da NF, são usados os campos “Pedido de venda” e “Item de pedido de venda”, destacados na imagem abaixo.
c) se o LC é criado manualmente, são usados os campos “Pedido de venda” e “Item de pedido de venda”, destacados na imagem abaixo.
Observação: a conta contábil deve ser parametrizada conforme a imagem abaixo.
Exemplo – revenda de produto
A seguir, é mostrada em detalhes uma DRE de pedido de venda de um produto (revenda), e os respectivos LC.
A linha da DRE “(+) Receita Vendas” recebe o valor da linha de LC destacada na imagem a seguir. Este lançamento foi gerado ao emitir a NF de venda.
O valor 899,00 vem do campo destacado na próxima imagem, exibido no item da NF emitida. Também foram destacados alguns campos usados na vinculação da DRE ao PV.
A linha da DRE “(-) Custos Produtos Vendidos” recebe o valor da linha de LC destacado na imagem a seguir, que gerado ao emitir a NF de venda.
O valor 355,00 vem do campo destacado na próxima imagem, exibido no item da NF recebida:
As despesas administrativas resultam do título a pagar destacado nas próximas imagens:
Observação: a conta contábil 94 “Anúncios e recrutamentos” foi associada ao código de aglutinação “(-) Despesas Administrativas”.
As despesas comerciais também tem origem em título a pagar mostrado nas próximas imagens:
Observação: a conta contábil 120 “Comissão para vendedores” foi previamente associada ao código de aglutinação “(-) Despesas Comerciais”.
Exemplo – produção e comercialização de produto fabricado
A seguir é mostrada a DRE do PV de um produto fabricado em um mês e comercializado em outro, e os respectivos LC.
A linha da DRE “(+) Receita Vendas” recebe o valor da linha de LC destacada na imagem a seguir. Este lançamento foi gerado ao emitir a NF de venda.
O valor de 2.500,00 vem do campo destacado na próxima imagem, exibido no item da NF emitida. Também foram destacados os campos usados para a vinculação no DRE por PV.
A linha da DRE “(-) Custos Produtos Vendidos” recebe o linha do LC destacada na imagem a seguir, que foi gerado ao emitir a NF de venda.
O valor de 550,00 corresponde à soma das baixas para a OP do produto acabado, conforme destacado na próxima imagem.
A janela a seguir é acessada pelo menu “Produção > Ordens de produção”.
Selecione a OP e clique no menu “Consultar > Insumos (rastreabilidade) de item concluído”.
Observação: as movimentações de estoque (menu “Estoque > Movimentações”), mostram que as baixas para a OP e sua conclusão ocorreram no mês anterior à emissão da NF. Isto não impede a geração da DRE, pois o valor apurado no mês anterior é usado no LC do custo do produto vendido (CPV) do mês da emissão da NF.