Ajuda

Como lançar o saldo inicial de uma conta contábil?

Lançamentos contábeis são registros que documentam as transações que envolvem valores em uma empresa, em razão de acontecimentos que afetam o seu patrimônio. São fundamentais para a contabilidade, por garantirem que todas as operações sejam corretamente refletidas nas demonstrações contábeis e projeções financeiras.

Já os saldos iniciais são os valores que representam o estado de uma conta contábil no início de um período. Eles refletem a posição daquela conta antes de qualquer nova transação ser registrada.

Está página mostra:

Qual a importância dos saldos iniciais?

Base de comparação: os saldos iniciais atuam como um ponto de partida para monitorar as variações ao longo do tempo, permitindo que a empresa identifique tendências e padrões.

Continuidade das demonstrações: asseguram que as informações permaneçam coerentes entre diferentes períodos, facilitando uma avaliação mais clara da evolução e do desempenho da empresa.

Planejamento e tomada de decisão: por fornecer uma visão clara da posição da conta contábil no início de um período, os gestores podem planejar com eficácia e tomar decisões estratégicas, alinhadas aos objetivos da organização.

Saldos iniciais e o conceito de contrapartida

No contexto dos lançamentos contábeis, cada transação deve ter uma contrapartida, o que se baseia no princípio da partida dobrada. Esse princípio afirma que para cada débito registrado, deve haver um crédito correspondente. Isso garante que os registros se mantenham equilibrados e reflitam com precisão a realidade da empresa.

Exemplo:
Quando uma empresa recebe dinheiro de um cliente, isso é registrado como um débito na conta de caixa, aumentando os ativos. Simultaneamente, deve haver um crédito na conta de receitas, reconhecendo a entrada de receita.

O que são débitos e créditos na contabilidade?

As palavras “Débito” e “Crédito”, na linguagem contábil, têm significados muito diferentes daqueles que têm na linguagem cotidiana. É errado associar o débito e o crédito da contabilidade, com “subtração” e “adição” do financeiro. O correto é associá-los aos termos “Destino” e “Origem”, respectivamente.

Débito é a aplicação de recurso, enquanto “Crédito” é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta. Agora, quando ele faz um lançamento a crédito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço teve origem naquela conta.

Como lançar o saldo inicial de uma conta contábil?

1) Acesse a tela de lançamentos contábeis. Para isto, clique no menu “Contabilidade > Lançamentos contábeis”.

2) Na tela de lançamentos contábeis, clique no botão verde “Novo”.

3) Será aberta a janela de inserção de lançamentos contábeis, na qual são feitos os lançamentos de saldos iniciais da empresa.

4) Selecione uma conta de débito, ou seja, a conta que deve receber o saldo inicial, por exemplo, a conta “5 – Caixa”. No campo “Valor”, informe o valor a ser lançado.

5) Agora, há 2 possibilidades:

  • Informar diretamente uma conta de crédito, para equilibrar os lançamentos no seu balanço patrimonial, por exemplo, informando a origem desse valor em um único lançamento. Após informar, clique no botão verde “Salvar” para concluir o lançamento.
  • Ou inserir várias linhas de lançamento, neste caso, preenchendo em cada linha, apenas a conta de débito ou crédito, o valor, e clicando em “Inserir linha de débito/crédito”, desta maneira, preenchendo os saldos de cada conta contábil, até fechar os saldos iniciais.

6) Se foram inseridas linhas de lançamentos, a tela ficará como no exemplo abaixo.

7) Quando a diferença entre os débitos e créditos for zero, clique no botão verde “Salvar”.

8) Os lançamentos estarão listados na tela de “Lançamentos contábeis”, acessada pelo menu superior “Contabilidade”.

9) O balancete contábil do exemplo é mostrado na imagem abaixo. Para acessar o balancete contábil de sua empresa, acesse o menu superior “Contabilidade > Balancete contábil”.

Veja também: