Ajuda

Procedência dos itens

No ERP MAXIPROD, cada item tem uma procedência, que determina seu papel no sistema, especialmente nos fluxos industriais e de suprimentos. As procedência são:

  • Comprado: itens adquiridos de fornecedores. Quando o MRP identifica uma necessidade, gera uma solicitação de compra (SC). Itens produzidos por terceiros com insumos fornecidos pela minha empresa também devem ser “Comprados”. Para saber mais, clique aqui.
  • Fabricado: itens de fabricação própria. Quando o MRP detecta sua demanda, cria uma ordem de produção (OP) para o item. Itens fabricados pela minha empresa com insumos de terceiros, também são “Fabricados”. Para saber mais, clique aqui.
  • Conjunto (ou “kit”): item “fantasma” (não pode ser comprado, fabricado ou estocado), representa um conjunto de outros itens, simultaneamente. Se tem um roteiro, suas operações são incorporadas à ordem de produção de seu item-pai, ou seja, será fabricado na mesma ordem de produção de seu item-pai. Tem funcionamento bastante similar ao da OP multinível: produção do item-filho incluída na OP do item-pai. Para saber mais sobre itens-conjunto, clique aqui.
  • Alternativo: item “fantasma” (não pode ser comprado, fabricado ou estocado) do qual pode ser selecionada uma alternativa, visando a substituição de um item por outro. Para saber mais, clique aqui.
  • Serviço/manutenção: representa serviços prestados ou manutenções realizadas. Por exemplo, ao criar uma ordem de manutenção (OM), o serviço executado (como “regulagem de caldeira”) será representado por um item com essa procedência.
  • Obs.: embora a procedência defina o comportamento padrão do item no MRP, é possível realizar operações manuais, como criar uma solicitação de compra de um item normalmente “Fabricado”, ou criar uma ordem de produção de um item “Comprado”.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte.

Veja também: