Ajuda

Como alterar a conta de um registro de estoque?

No gerenciamento de estoques, a correta classificação contábil dos itens é fundamental. Cada produto ou matéria-prima em seu armazém está vinculado a uma conta específica, como, por exemplo, “Matéria-Prima”, “Acabado” ou “Revenda”, que determina seu tratamento.

Quando identificada qualquer inconsistência nessa classificação, torna-se imprescindível realizar os ajustes necessários. Essas correções podem abranger tanto os itens já armazenados quanto a parametrização para futuras entradas, assegurando que novas movimentações sejam registradas automaticamente na conta correta.

Esta página mostra: 

Como alterar a conta de itens já existentes no estoque?

1) Para modificar a conta contábil de um item que já está no estoque, selecione o item no estoque (clique na linha de modo que ela fique destacada em laranja). Acesse o menu “Ações > Nova movimentação manual”.

2) Na tela de movimentação, na seção “Destino”, selecione a nova conta (ex: “Acabado”).

3) Clique no botão verde “Salvar” para aplicar a alteração.

4) Esta ação cria uma transferência entre contas de estoque.

5) Para modificar a classificação contábil de itens já existentes no estoque, utilize o método de movimentação manual conforme explicado anteriormente. Agora para alterações em massa, utilize o inventário de estoque, seguindo a lógica explicada na ajuda a seguir: como alterar endereço de estoque por meio de inventário?. Ou seja, a alteração de conta de estoque segue a mesma lógica da alteração de endereço de estoque.

Ajuste em itens provenientes de ordens de produção

Para garantir que as próximas entradas sejam registradas automaticamente na conta correta, é importante conferir qual o caminho utilizado para dar entrada destes itens no estoque. Seja por meio da conclusão de ordens de produção ou através do recebimento de notas fiscais, e assim realizar os ajustes necessários, padronizando lançamentos futuros.

1) Ao concluir uma OP, os itens estocados a partir dela são movimentados para algum local de estoque, seja almoxarifado, refugo, chão de fábrica, etc. A conta de destino é inicializada conforme o tipo contábil do item.

2) Se o item tem o tipo contábil “04 – Produto acabado”, e a conta na configuração para inicialização das movimentações deste tipo contábil é “Acabado” então, ao concluir uma ordem de produção deste item, o sistema inicializará a conta contábil cujo apelido é “Acabado” como conta de destino da conclusão da ordem de produção.

image.png

Para saber mais sobre como parametrizar a conta de estoque padrão do item, clique aqui.

Ajuste para itens recebidos por nota fiscal

1) Acesse o menu “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”.

2) Procure pela operação fiscal utilizada nota fiscal, clique no ícone de lápis laranja para abrir a tela de edição.

3) Expanda a seção “Inicialização do item da nota > Movimentar estoque > Contas” e escolha em destino a conta correta.

4) Clique no botão verde “Salvar” para aplicar a alteração.

Observação: esta configuração afeta somente recebimentos futuros com esta operação fiscal. Para atualizar em notas existentes, é necessário que estas notas estejam no estado de “Digitação”, e o usuário utilize o menu “Ações > Atualizar dados dos itens conforme operação fiscal da NF”. Para saber como reabrir NF recebida, clique aqui.

 Veja também: