Ao iniciar a utilização do sistema ERP MAXIPROD, é necessário lançar o estoque inicial dos itens que a empresa já possui no estoque físico. Este lançamento pode ser feito de três formas:
- Por inventário
- Por planilha Excel
- Por entrada manual
Esta página mostra:
- Como lançar estoque inicial através do inventário?
- Como lançar estoque inicial por planilha Excel?
- Como lançar estoque inicial por entrada manual?
Como lançar estoque inicial através do inventário?
O inventário de estoque é um acerto de estoque resultante da contagem realizada em uma data específica, cujo objetivo é ajustar o estoque registrado no ERP para refletir o estoque físico real. O inventário também pode ser usado para o lançamento do saldo inicial de estoque. Para agilizar, também é possível importar o inventário por planilha Excel.
Para saber mais sobre inventário e como realizá-lo, clique aqui.
Como lançar estoque inicial por planilha Excel?
Quando ainda não foi feita a importação dos itens da empresa para o sistema, uma opção para cadastrar e lançar o saldo atual em estoque é a importação dos itens por planilha Excel. Assim, os itens são cadastrados e já ocorre a movimentação de entrada em estoque.
Para saber mais sobre a importação de itens por Excel, clique aqui.
1) Acesse o menu “Itens > Itens”.
2) Selecione a opção “Ações > Importar itens de arquivo Excel”.
3) Baixe a planilha modelo e preencha as informações dos itens a serem cadastrados.
4) Na coluna “Estoque atual”, informe a quantidade do estoque inicial e, na coluna “Valor total”, seu custo total.
5) Faça a importação da planilha clicando no botão cinza “Selecionar” e, a seguir, no botão verde “Importar”.
Importante: para mais orientações e detalhes sobre a importação de itens por planilha Excel, clique aqui.
Como lançar o estoque inicial por entrada manual?
Quando somente alguns itens precisam ter o estoque inicial cadastrado, pode-se fazer o lançamento manualmente. Para saber mais sobre movimentações manuais de estoque, clique aqui.
1) Acesse no menu “Estoque > Estoque”.
2) Clique no botão verde “Novo”.
3) Informe o código do item cadastrado, preencha os demais campos obrigatórios para a entrada e selecione a conta contábil de destino do item.
4) Clique no botão verde “Salvar” para efetivar a entrada do item em estoque.
Em caso de dúvidas, fale com o suporte.