Ajuda

Que fazer quando a data da movimentação é anterior ou igual à data do fechamento de estoque?

A mensagem de “Atenção” com botão “Ok” “Houve um problema ao realizar a movimentação do item. A data da movimentação (DD/MM/AAAA) é anterior ou igual à data do último fechamento de estoque, portanto não pode ser realizada.” indica que o usuário tentou  alterar ou incluir movimentações de estoque anteriores ao último fechamento de estoque.  Os fechamentos de estoque são exibidos na tela acessada pelo menu “Estoque > Fechamentos de estoque”.

O fechamento de estoque registra a posição dos estoques da empresa em determinada data. Portanto, após um fechamento relativo a uma data, não podem ser alteradas (inseridas, apagadas ou editadas) movimentações da mesma data ou anteriores. Esta restrição faz parte da cadeia de integridade do sistema.

Exemplos de ações que podem afetar as movimentações com data anterior ao último fechamento de estoque, bloqueando a ação do usuário:

  • o usuário tenta “Desfazer a emissão de uma NF-e”. Para isso, o sistema precisa desfazer as movimentações decorrentes daquela emissão. Ao buscar estas movimentações, o sistema encontra um fechamento de estoque igual ou posterior àquela data. Uma alternativa neste caso é “Desfazer a emissão sem desfazer as movimentações de estoque“. Para saber mais, clique aqui.
  • o mesmo pode acontecer se o usuário tentar “Desfazer recebimento de NF-e”, “Entrada manual”, “Saída manual” ou “Movimentação manual”,  com data igual ou anterior ao último fechamento de estoque.

Para saber como reabrir NF recebida sem desfazer as movimentações de estoque, clique aqui.

Como resolver?

Se for necessário fazer algo que alteraria as movimentações de estoque em data igual ou anterior a um ou mais fechamentos de estoque, o usuário terá que excluir este(s) fechamento(s). Após realizar a ação anteriormente bloqueada, o usuário pode fazer um novo fechamento. Contudo, a exclusão de um “Fechamento de estoque” e sua recriação podem gerar diferenças entre o fechamento do sistema e os dados transmitidos para a SEFAZ através da escrituração fiscal ou contábil.

1) Há situações nas quais a ação que o usuário deseja realizar pode ter a data alterada para data posterior ao último fechamento de estoque. Por exemplo, em entradas manuais, data da movimentação de estoque em nota fiscal, saída manual, movimentação manual, etc. Para isso, localize o campo que permite fixar/alterar “Data” e/ou “Horário” e, se possível, faça esta alteração. Desta forma, evita-se a necessidade de excluir o fechamento de estoque.

2) Para excluir um fechamento de estoque, acesse o menu superior “Estoque > Fechamentos de estoque”.

3) Na grade de fechamentos de estoque, procure o fechamento a excluir e clique no ícone “x” vermelho.

4) Será exibida a seguinte mensagem de atenção com os botões “Sim” ou “Não” para escolha: Tem certeza de que deseja excluir o fechamento de estoque de DD/MM/AA?”.

5) Para prosseguir com a exclusão do fechamento de estoque, clique no botão “Sim”, do contrário clique no botão “Não”.

6) Após realizar a ação necessária, retorne à tela de fechamentos de estoque (“Estoque > Fechamentos de estoque”) e refaça o fechamento daquela data. Para mais informações, clique aqui.

Veja também: