Ajuda

Qual a diferença entre vínculo financeiro e vínculo de estoque?

No ERP MAXIPROD, os vínculos permitem relacionar entidades produtoras às entidades consumidoras, por exemplo, solicitações de compra, pedidos de compra, notas fiscais recebidas e estoques com pedidos de venda, facilitando o acompanhamento da cadeia de suprimentos. No entanto, existem dois tipos principais de vínculo: financeiro e de estoque — e cada um tem finalidades distintas.

Esta página mostra:

O que é vínculo financeiro?

O vínculo financeiro relaciona a solicitação de compra, item do pedido de compra, item da nota fiscal recebida e títulos financeiros ao pedido de venda como uma maneira de classificar custos e despesas por pedido de venda. Tem funcionamento semelhante aos centros de custos, e com isso pode alimentar a DRE do pedido de venda. Para saber mais, clique aqui.

1) O vínculo financeiro com o pedido de venda somente é possível quando a conta contábil tem a configuração “Pedido de venda” marcada como “Opcional” ao invés de “Proibido”. Para saber mais sobre contas contábeis, clique aqui.

2) Este vínculo pode ser realizado em solicitações de compra, itens de pedidos de compra, itens de notas fiscais recebidas ou títulos financeiros (normalmente, contas a pagar).

  • Solicitações de compra: se a finalidade for “despesa”, “imobilizado” ou “outras contas”, o sistema permite selecionar a conta contábil. Se a conta contábil selecionar tiver a configuração “pedido de venda” marcada como “opcional”, os campos serão exibidos abaixo da conta contábil.

  • Itens dos pedidos de compra: desde que a conta preenchida no campo “Finalidade” tenha a configuração “Pedido de venda” marcada como “Opcional”, os campos são exibidos logo abaixo.

  • Itens de notas fiscais recebidas: desde que a conta preenchida no campo “Finalidade” tenha a configuração “Pedido de venda” marcada como “Opcional”, os campos são exibidos logo abaixo.

  • Títulos financeiros (normalmente, contas a pagar): se a conta selecionada no campo “Conta de destino”, tiver a configuração “Pedido de venda” marcada como “Opcional”, os campos são exibidos logo abaixo na seção “Centro de custos/pedido”.

O que é vínculo de estoque?

Os vínculos de estoque são associações entre entidades produtoras (estoque, compras, produção) e consumidoras (insumos de ordens de produção, vendas). São criados pelo MRP, e durante a exibição da ficha futura. Os vínculos de estoque diferem da reserva, os vínculos são ligações não-permanentes, enquanto as reservas criam uma ligação entre a entidade produtora e o item do pedido de venda, tornando aquela quantidade do item indisponível para outros pedidos.

Por exemplo, se um insumo é requerido em uma ordem de produção, o sistema pode vincular essa necessidade a uma futura produção daquele item, compra programada ou saldo disponível no estoque. Esse tipo de vínculo é fundamental para o controle de disponibilidade e para garantir que a quantidade necessária seja atendida no momento certo, calculando faltas ou excessos.

  • Entidades consumidoras: insumos de ordens de produção, itens de pedidos de venda.
  • Entidades produtoras: estoques, produtos de ordens de produção, solicitações de compra, itens de pedidos de compra, itens de notas fiscais recebidas.

1) Os vínculos podem ser consultados, analisados e filtrados ao acessar a tela “Estoque > Vínculos”. Nesta tela é possível utilizar o menu “Ações” para “Reservar vínculos selecionados”, “Reservar vínculos filtrados” ou “Desreservar” (este último é uma opção para desfazer a reserva. Para saber mais sobre desfazer reservas, clique aqui).

2) É possível consultar os vínculos não reservados, ou seja, aqueles vínculos que não estão atrelados a reservas existentes. Para isso, acesse o menu superior “Estoque > Vínculos não reservados”.

3) Os vínculos podem ser consultados também por meio da entidade produtora ou do próprio pedido de venda. Para isso, na tela de edição de qualquer uma destas entidades, acesse o menu “Consultar > Vínculos”. No exemplo abaixo, é mostrado o caminho para consultar os vínculos de uma solicitação de compra.

Veja também: