Quando uma empresa matriz tem filiais, podem ser emitidas notas fiscais com vários CNPJs, mas apenas um boleto é gerado e enviado para o destinatário. Neste caso, para fazer a conciliação, é necessária alguma forma de agrupar os títulos.
Pode-se agrupar títulos de diferentes clientes ou fornecedores, mas, para isso, é necessário criar um vínculo entre essas empresas.
Vamos supor que um fornecedor tenha uma empresa matriz e uma filial, sendo ambas utilizadas em compras, mas apenas um boleto é gerado. No Maxiprod, foram importadas duas notas fiscais, referentes a uma compra da matriz e outra da filial. Agora, é preciso agrupar esses títulos para fazer a conciliação bancária:
1) acesse o menu “Compras > Fornecedores”.
2) na empresa filial, marque a opção “Empresa faz parte do grupo”, isso exibe um novo campo para informar a empresa do grupo, ou seja, a empresa matriz:
3) Assumimos que a empresa “Bobbie” é filial da empresa “Cliente MT”. Foram recebidos duas notas fiscais, uma da empresa Bobbie e outra da empresa Cliente MT, gerando duas contas a pagar, que precisam ser agrupadas para fazer a conciliação.
4) Para facilitar o agrupamento dos títulos, habilite o filtro “Fornecedor (grupo)” na tela de Contas a pagar:
5) Filtre a tela pela empresa matriz – nesse caso, a empresa “Cliente MT”:
6) Desta forma, são listadas apenas títulos dos CNPJs do grupo “Cliente MT”.
7) Para agrupá-los, selecione os títulos desejados > menu “Ações > Agrupar selecionados”:
8) É aberta uma nova janela, permitindo escolher o fornecedor do título agrupado, além de outras configurações:
9) Após agrupado, será gerado um novo registro informando o agrupamento, enquanto os títulos agrupados passam a exibir o ícone destacado abaixo:
Observação: o exemplo acima é de uma compra, mas o mesmo pode ser feito em relação a vendas, alterando o filtro da tela de contas a receber para “Cliente (grupo)”.