Mostramos aqui como contabilizar despesas geradas por contas que não serão pagas pelo cliente, através de uma conta contábil criada para esta finalidade:
1) Acesse o menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”.
2) Crie uma conta contábil com a finalidade “Despesa”, chamada “Inadimplências”. Exemplo:
3) A partir da tela de contas a receber, abra a tela de edição da conta cujo valor não será recebido:
4) Marque a opção “Receber/baixar agora” > selecione a opção “Outras contas” e informe a conta contábil “Inadimplências” criada no passo 2:
5) Isto permite contabilizar contas a receber não pagas, em uma única conta criada para este fim.
Para acompanhar o valor total de títulos baixados dessa forma, verifique o balancete contábil e o razão da empresa:
Levantamento geral do balancete da empresa:
Balancete filtrado pela conta “Inadimplências”:
Para visualizar os títulos que compõem o valor acima, selecione a conta Inadimplências > menu “Consultar” > “Razão”:
Pode-se também analisar os resultados a partir da DRE, sendo os valores contabilizados no código de aglutinação da conta contábil:
Para mais informações sobre a DRE no ERP MAXIPROD, clique aqui.