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Como lançar cheques em contas a pagar e a receber?

Cheques são documentos de pagamento usados para transferir dinheiro entre duas partes. O emitente do cheque autoriza o banco a pagar uma quantia ao beneficiário, se houver saldo suficiente na conta do emitente. Existem alguns tipos de cheques, como:

  • Cheque à vista: pode ser pago imediatamente.
  • Cheque pré-datado: pode ser descontado após a data indicada no cheque.
  • Cheque nominal: só pode ser descontado pela pessoa nomeada no cheque
  • Cheque cruzado: não pode ser pago em espécie, só pode ser depositado em uma conta bancária.

Está página mostra:

Como configurar o sistema para o recebimento de cheques?

1) Crie uma conta contábil “Cheques repassados”. Para isso, acesse o menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”.

2) A seguir, selecione uma conta com finalidade “Caixa/banco (Ativo)” deixando a linha alaranjada (de preferência uma conta sintética dentro da qual a nova conta deverá ficar), e clique no botão verde “Novo”. Para saber mais sobre finalidade das contas contábeis, clique aqui.

3) É aberta uma janela com as mesmas configurações da conta selecionada, descreva a conta como “Cheques repassados”. Preencha os demais campos que forem necessários e clique no botão verde “Salvar”. Para saber mais sobre contas contábeis, clique aqui.

4) Caso não exista, deve ser criada uma forma de cobrança para os cheques. Para isso, acesse “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias”. 

5) Na tela aberta, clique no botão “Novo”. Marque as caixas de seleção “Contas a pagar” e/ou “Contas a receber” e selecione o meio de pagamento “Cheque”. Preencha os demais campos que se fizerem necessários. Para saber mais sobre formas de cobrança e contas bancárias, clique aqui.

Observações: o campo obrigatório “Conta contábil*” inicializará a conta contábil que será utilizada na liquidação do título. Por exemplo, se costuma receber com cheque, aquela conta será a conta inicializada no momento do recebimento dos títulos.

Como utilizar campos adicionais para identificar os cheques?

Campos adicionais podem ser criados e utilizados tanto em títulos a pagar como a receber. Usá-los para cheques pode ajudar a filtrar os títulos e também permite criar relatórios utilizando esses campos. Para mais detalhes, clique aqui.

1) Campos adicionais podem ser criados para centralizar e organizar informações. Para isso, podem ser criados campos como:

    • Beneficiário: pessoa que irá receber o cheque.
    • Valor do cheque
    • Data de depósito
    • Tipo de cheque: cheque cruzado, à vista, nominal…
    • “Cheque repassado?”: se o cheque não for depositado, mas repassado ao fornecedor como forma de pagamento.

2) Os campos adicionais podem ser utilizados nos filtros na tela de contas a pagar/receber.

Como compensar várias contas a receber com um cheque?

Se o cliente emitir um cheque referente a várias notas ou títulos a receber:

1) Acesse “Financeiro > Contas a receber” e, na tela aberta, vá para “Ações > Novo adiantamento”.

2) Informe o emitente do cheque no campo “Cliente”, preencha os valores e as datas.

3) Utilize a forma de cobrança “Cheque” criada no primeiro tópico.

4) Preencha os campos adicionais referentes ao cheque, criados no segundo tópico).

5) A baixa desse adiantamento deve ser feita na conta na qual o cheque foi depositado.

6) Procure as contas a receber do cliente/emitente. Para recebê-las com o cheque, selecione o título, clique “Ações > Compensar com adiantamento”, informe o adiantamento criado nos passos anteriores e faça a compensação. Para saber mais sobre adiantamentos, clique aqui.

Como repassar um cheque recebido a um fornecedor?

O repasse do cheque permite pagar um fornecedor, sem antes fazer o depósito. Por exemplo, meu cliente pagou com um cheque no valor de R$ 1.000,00 e há duas parcelas de R$ 500,00 a pagar para meu fornecedor.
Neste caso, entregarei o cheque como forma de pagamento ao fornecedor, que fará o depósito.

1) Para lançar esta operação no sistema, deve-se receber o título do cliente utilizando a conta contábil “Cheque repassado” criada no primeiro tópico da página.

2) Pode-se preencher os campos adicionais de cheque, para definir o recebimento/pagamento.

3) Nas contas a pagar do fornecedor ao qual o cheque será repassado, a baixa também será na conta “Cheque repassado” e os campos adicionais de cheque podem ser preenchidos para guardar os detalhes da operação.

4) No balancete contábil (“Contabilidade > Balancete contábil”), haverá lançamentos a crédito e débito na conta.
A coluna “Débitos” (destino) mostra o recebimento do cheque de R$ 1.000,00, a coluna “Créditos” (origem) mostra o repasse de R$ 500 da baixa de uma das parcelas, restando o saldo de R$ 500,00.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte.

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