Ajuda

Como lançar saldo inicial em contas contábeis de conciliação financeira?

As contas contábeis de conciliação financeira são utilizadas para comparar e conciliar transações financeiras entre diferentes registros contábeis ou sistemas. Essas contas atuam como intermediárias, ajudando na consistência das informações financeiras, reconciliando divergências e ajustando saldos entre diferentes fontes de dados.

Esta página mostra:

O que são contas contábeis de conciliação financeira?

As contas contábeis de conciliação financeira registram as diferenças entre os saldos contábeis e os saldos bancários de uma entidade. A conciliação financeira visa a consistência das informações financeiras registradas nos livros contábeis com as transações efetivamente realizadas em suas contas bancárias.

No ERP MAXIPROD, a definição de uma conta contábil como sendo ou não de conciliação financeira é baseada em sua “Finalidade“, sendo que essas contas não podem ser utilizadas em lançamentos contábeis manuais. Esta restrição visa a integridade e a precisão das transações contábeis, evitando erros ou manipulações indevidas.

Ao tentar fazer um lançamento contábil numa conta de conciliação financeira, o sistema retorna a mensagem:

Não é permitido utilizar contas de conciliação financeira em lançamentos manuais.

As “Finalidades” que classificam uma conta contábil como sendo de conciliação financeira são:

  • Titulo a receber (Ativo);
  • Título a pagar (Passivo);
  • Adiantamento pago (Ativo);
  • Adiantamento recebido (Passivo);
  • Devolução a fornecedor (Ativo);
  • Devolução a cliente (Passivo);

Para mais informações acerca das finalidades de contas contábeis, clique aqui.

Como fazer o lançamento de saldo inicial?

Para lançar saldo inicial nessas contas, é necessário registrar uma despesa (título a pagar) com um lançamento contábil, cuja conta é a conta de origem da transação. Neste exemplo, utilizaremos uma conta contábil de conciliação financeira com finalidade “Devolução a fornecedor (Ativo)“.

Além disso, ao registrar o saldo inicial, o título gerado não deve ser baixado, evitando lançamento de débito na conta de conciliação financeira.

1) Acesse o menu “Financeiro > Contas a pagar”.

2) Acesse o menu “Ações > Nova despesa com lançamento”.

3) Identifique um fornecedor para o título, podendo ser sua própria empresa, insira o saldo inicial em “Valor original” e informe a conta de conciliação financeira em “Conta“.

4) Informe uma “Conta de destino” para o título e clique no botão verde “Salvar” para registrá-lo.

Observação: se necessário, pode-se cadastrar uma conta contábil adicional, para ser utilizada como destino do título. Para saber mais sobre este cadastro, clique aqui.

5) Dessa forma, será provisionado um saldo de “Crédito” na conta informada, que dará origem ao saldo inicial da conta.

Como verificar o saldo inicial após o lançamento?

1) Após o registro do título de despesa com lançamento, acesse o menu “Contabilidade > Balancete contábil”.

2) identifique a conta contábil onde o saldo foi registrado e, no filtro “Data“, selecione uma data posterior ao lançamento. Por exemplo, se o lançamento do saldo inicial foi feito em “22/12/2023”, é necessário selecionar uma data posterior, como “23/12/2023”.

Observação: na data de registro do título, o lançamento foi contabilizado como “Crédito” na conta contábil. Entretanto, depois esse lançamento foi registrado como um “Saldo Inicial” de crédito na conta. Se o filtro de “Data” referenciar a data do registro do título, o valor estará na coluna de “Créditos“, e o “Saldo Inicial” estará zerado.

3) Após inserir os filtros, será exibida a linha da conta contábil, onde o saldo inicial estará na coluna “Saldo inicial“, conforme mostra a imagem abaixo.

Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.

Veja também: