Quando há renegociação de títulos com o cliente ou fornecedor, ou qualquer alteração na condição de pagamento da NF, o parcelamento pode ser alterado, sem necessidade de reabrir a nota e alterar a condição de pagamento.
Veja também:
Está página mostra:
Como parcelar títulos?
1) Veja o exemplo hipotético abaixo:
- foi emitida NF-e com valor total de 244,80 e condição de pagamento “30 60”, gerando dois títulos a receber no valor de 122,40.
- a seguir, houve renegociação para o pagamento do segundo título ser realizado em 2 vezes com a condição “20 40”.
- para isso, é necessário fazer o parcelamento do segundo título.
2) Para parcelar o título, selecione-o marcando a caixa de seleção e clique em “Ações > Parcelar”.
Observação: não é permitido parcelar títulos que possuam lançamentos de “acréscimo” e/ou “desconto”.
3) É aberta a janela para parcelamento. Pode-se alterar a data de emissão dos títulos resultantes do parcelamento. Logo abaixo, o campo “Condição de pagamento” aceita os mesmos valores das condições de pagamento dos pedidos e notas fiscais.
4) Após informar a nova condição de pagamento, clique no botão verde “Recalcular parcelas”, para o sistema gerar os títulos resultantes do novo parcelamento. Inicialmente, as datas de vencimento dos títulos resultantes são calculadas a partir da data de vencimento original do título.
5) Pode-se alterar manualmente as datas de vencimento e valor líquido, e adicionar novas parcelas através do botão verde “Novo” da grade. Se houver alterações manuais nas parcelas, a condição de pagamento passará para o estado “Fixa”.
6) Após concluir o recálculo das parcelas, clique no botão verde “Confirmar”, no canto inferior esquerdo da janela de parcelamento.
7) Com isso, novos títulos serão gerados. Para visualizar o título utilizado para o parcelamento, marque a opção “Parcelados”, no filtro “Estado”, e atualize os filtros. O título utilizado para parcelamento será exibido com o ícone “Pagamento parcelado”, na coluna “Valor”.
Como desfazer o parcelamento de títulos?
1) Para desfazer o parcelamento, marque a caixa de seleção do título que originou o parcelamento, portanto, que está no estado “Parcelado”, e acesse “Ações > Desfazer o parcelamento”.
2) Na janela que é aberta, confirme a operação clicando em “Sim”.
3) Após o sistema verificar a possibilidade de desfazer o parcelamento, se tudo estiver certo, é exibida no canto superior direito da tela, uma mensagem indicando o sucesso da ação.
Veja também: