Para definir uma operação fiscal para a venda/compra de determinado item, deve ser criada uma exceção de operação fiscal, informando o NCM do item.
Por exemplo, a maioria das vendas realizadas pela empresa utiliza a operação fiscal “5101 – Venda de produção do estabelecimento”, mas ao fazer uma venda do item E0003, deve ser utilizada a operação fiscal “5102 – Venda de mercadoria adquirida de terceiros”.
Neste caso, deve ser criada uma exceção da operação fiscal 5101 tal que, quando o item vendido for E0003, a CFOP seja alterada para 5102.
Esta página mostra:
Configuração de NCM no cadastro do item
Deve ser informado o NCM no cadastro do item que terá uma operação fiscal preferencial.
1) Acesse o menu “Itens > Itens” e abra a edição do item desejado:
2) Expanda a seção “Dados fiscais” e preencha o NCM do item:
3) Clique em “Salvar”.
Cadastro de exceção de uma operação fiscal por NCM
Para cadastrar uma exceção de operação fiscal, após informar o NCM padrão no cadastro do item que terá uma operação fiscal preferencial:
1) Acesse o menu “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”:
2) Abra a edição da operação fiscal que terá a exceção. Geralmente esta será a operação fiscal mais utilizada em vendas e compras. Neste exemplo, é usada a operação fiscal “5101 – Venda de produção do estabelecimento”:
3) Expanda a seção “Inicialização do item da nota > Exceções para a operação fiscal do item da nota” e clique no botão “Novo”:
4) Informe o NCM do item que terá este tratamento particular, inserindo também a respectiva operação fiscal. Neste exemplo, o item que terá uma operação preferencial é o E0003, com NCM 00000000, e a CFOP preferencial será a 5102:
Observação: o campo “Ordem” é obrigatório, por definir a sequência de verificação das exceções pelo sistema, ao inserir um item no registro. Caso a exceção de ordem 1 “encaixar”, por exemplo, o restante não será verificado.
5) Assim, ao fazer uma venda com a operação fiscal 5101, se for inserido o item E0003, este terá a CFOP alterada de 5101 para 5102:
Veja também: