“Permissões e perfis de acesso” é uma configuração do ERP MAXIPROD que limita o acesso às telas, relatórios, recursos e funcionalidades do sistema conforme o(s) perfil(is) de acesso que o usuário possui.
Veja como:
- Criar perfis de acesso
- Atribuir perfis de acesso aos usuários
- Configurar perfis em assinaturas multi-CNPJ
- Relatórios por perfis de acesso
O usuário-administrador define um conjunto de perfis de acesso, compostos por permissões, e atribui um ou mais perfis a cada usuário. Veja exemplos:
- administrador
- vendedor
- projetista
- comprador
- contador
- financeiro
O ERP MAXIPROD tem um grande conjunto de permissões para ler ou editar dados, ou realizar alguma função, tais como:
- cadastrar itens
- aprovar pedidos de compra
- rodar MRP
- emitir NFs de saída
- baixar insumos para ordens de produção
- baixar títulos
- ver o fluxo de caixa
Apenas usuários com um perfil de acesso que inclui a permissão de emitir NFs de saída, por exemplo, conseguem realizar esta ação. Uma permissão pode ser associada a vários perfis de acesso. Cada perfil de acesso pode ter várias permissões, e ser associado a vários usuários. O usuário que cadastra o assinante no ERP MAXIPROD recebe o perfil de administrador (ADMIN), que possui todas as permissões, inclusive as de:
- criar novos perfis e associá-los a permissões;
- cadastrar novos usuários e atribuir-lhes perfis de acesso.
Criar um perfil de acesso:
1) Vá ao menu da “Configurações () > Perfis de acesso”.
2) Clique no botão “Novo”.
3) Preencha os campos “Código”, “Descrição”, expanda o setor “Permissões” e clique em “Novo”.
4) Selecione as permissões a incluir nesse perfil de acesso e clique em “Ok”.
5) Depois de inserir as permissões, clique em “Salvar”.
Atribuindo perfis de acesso aos usuários:
1) Abra a tela de Usuários, menu da “Configurações () > Usuários”.
2) Clique para editar o usuário ao qual deseja atribuir um perfil de acesso.
3) Expanda o menu “Perfis de acesso” e clique em “Novo”.
4) Selecione o perfil de acesso desejado e clique em “OK”.
5) Clique para “Salvar” as alterações. Agora os acessos do usuário são limitados às permissões do novo perfil.
Configurar perfis em multi-CNPJ
Em assinaturas multi-CNPJ, os perfis de acesso dos usuários podem ser segmentados por empresas. Por exemplo, o “Usuário 1” pode ter acesso ao controle de Estoques da “Empresa A”, mas acesso total à “Empresa B”.
Veja abaixo como configurar os perfis de acesso por empresa:
1) Um assinante tem duas empresas: “Empresa A” e “Empresa B”, e são cadastrados dois usuários: “Usuário 1” e “Usuário 2”.
- Empresas:
- Usuários:
2) O “Usuário 1” deve ter o perfil de acesso “ADMIN” em ambas empresas, mas o “Usuário 2” deve acessar apenas a “Empresa A”, e somente com as permissões do perfil “Vendas”.
3) Para inserir os perfis associados à “Empresa A”, o MAXIPROD deve ser logado nessa empresa.
4) Logado na “Empresa A”, clique no menu “Configurações () > Usuários”.
5) Na tela de edição do “Usuário 1”, expandir a seção “Perfis de acesso”, clicar no botão verde “Novo”, selecionar o perfil de acesso, e clicar em “OK”.
6) Ao inserir o perfil de acesso, a coluna “Empresa” mostra a empresa logada, neste caso a “Empresa A”.
7) Repetir o processo, editando o “Usuário 2” e inserindo o perfil “Vendas”, que ficará vinculado à “Empresa A”.
8) Inserir o perfil “ADMIN” no “Usuário 1”, vinculado à “Empresa B”. Para isso, logar o MAXIPROD na “Empresa B”.
9) Entrar na edição do “Usuário 1”, expandir a seção “Perfis de acesso“, clicar em “Novo” , selecionar o perfil de acesso e clicar em “OK”.
10) O “Usuário 1” terá o perfil “ADMIN” duas vezes, uma para cada empresa.
11) Para um usuário logar em mais de uma empresa, sem ser ADMIN, a permissão “EMP007 – Acessar esta própria empresa” deve estar nos seus perfis. Sem essa permissão, o usuário não conseguirá trocar de ambientes de empresa, pois não terá a permissão de acessar a empresa desejada.
Relatórios por perfis de acesso
Para limitar a geração de relatórios a apenas alguns usuários, ou grupo de usuários, devem ser criados vínculos entre perfis e relatórios. Os relatórios vinculados a perfis podem ser gerados apenas por usuários com esses perfis. Esse vínculo pode ser criado tanto com os relatórios-padrão, como com os relatórios personalizados.
Para criar vínculos entre perfis e relatórios:
1) Acesse o menu “Configurações () > Perfis de acesso x relatórios”.
2) É exibida a lista de vínculos entre perfis e relatórios. Para criar um vínculo, clique em “Novo”.
3) É aberta uma janela para a seleção de um perfil de acesso e de um relatório.
4) Depois de informar o perfil de acesso e o relatório, clique para “Salvar”.
5) Agora, o sistema permitirá que o relatório seja gerado apenas por usuários com o perfil de acesso selecionado.
6) Um mesmo relatório pode ser vinculado a vários perfis, e vários relatórios a um mesmo perfil.
7) Pode-se também criar vínculos entre um perfil de acesso e seus relatórios na seção “Relatórios” da tela de edição de perfis de acesso:
8) Para criar esses vínculos, o usuário deve ter as permissões de “REL001 Consultar perfis de acesso x relatórios” e “REL002 Criar e editar perfis de acesso x relatórios”.
9) Para um usuário poder gerar relatórios independente de ter um perfil de acesso necessário para gerá-los, deve ter a permissão “REL004 Gerar relatórios mesmo sem ter perfis acesso vinculados a eles”.
Veja também: